Investigadora barcelense distinguida com prémio na área do cancro do cólon
A investigadora barcelense Ângela Amorim Costa, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi distinguida pelo seu trabalho na área do cancro do cólon.
Ângela Costa, natural de Viatodos, foi selecionada pela empresa NanoString através do seu programa de bolsas, na primeira edição do prémio em sinalização celular em tumores.
A investigação pode levar ao desenho de terapias alternativas e mais eficientes para os tumores que não respondem aos tratamentos tradicionais.
Este reconhecimento por parte da empresa NanoString significa a possibilidade de usar uma tecnologia de ponta na biologia celular e permitirá à investigadora continuar os estudos sobre a influência da hipoxia na modelação do microambiente tumoral em cancro do cólon, permitindo abrir novas linhas de investigação.
Para além da investigadora do i3S, foram ainda selecionadas mais três cientistas do Instituto Pasteur (França), da Universidade de Manchester (Reino Unido), e do Cancer Center de Amesterdão (Países Baixos).
(foto: Notícias Universidade Porto/DR)