Cientista barcelense Renata Gomes condecorada em Londres

 

 

A cientista barcelense Renata Gomes, foi condecorada esta terça-feira no Reino Unido como freeman da City of London. Esta condecoração, com um histórico de 800 anos, é um reconhecimento do mérito profissional e contributo dado ao país.

 

Até 1996, era atribuída apenas a britânicos, mas desde então foi alargada a pessoas de qualquer nacionalidade admitidas por nomeação ou apresentadas por associações industriais e comerciais.

Também por causa pandemia, a cientista de 34 anos entrou para a história ao ser a primeira pessoa a tornar-se freeman através de uma cerimónia online. A condecoração da forma tradicional deverá realizar-se quando a evolução da pandemia o permitir.

 

Ao jornal O Minho, Renata Gomes diz que a investigação que desenvolve “inicialmente vai focar-se em regeneração ocular e vascular em militares e veteranos, mas têm liberdade para expandir a outras áreas e o natural é que com o tempo isso aconteça.”, adianta Renata Gomes, que desde a eclosão da pandemia também tem estado a “ajudar as equipas que estão a desenvolver a vacina”.

A cientista nasceu na freguesia da Pousa, em Barcelos, e foi ainda jovem para o Reino Unido onde fez os estudos e se tem destacado na área da investigação.

 

(foto: Alex Cooper n’O Minho/DR)