Censos 2021 realizam-se a partir de Abril
O Instituto Nacional de Estatística (INE) realiza, a partir de 5 de abril, o trabalho no terreno dos Censos 2021, com maior uso de tecnologias e um plano de contingência, permitindo o recrutamento temporário de milhares de recenseadores.
A 5 de Abril começam a ser distribuídos os códigos livres nas caixas de correio de todos os alojamentos, por parte de recenseadores devidamente credenciados. São estes códigos que vão permitir aos cidadãos responder de forma autónoma aos Censos, preferencialmente através da internet, ajudando a traçar o retrato atualizado da população e da habitação em Portugal.
A partir de 19 de Abril, data da operação censitária, todos os cidadãos devem responder ao questionário, via internet, de preferência até 3 de Maio, utilizando o código deixado na caixa do correio, sendo que nesta fase não serão entregues questionários em papel.
Quando a resposta pela Internet não for possível, a população tem ao dispor outras alternativas, nomeadamente: telefone para grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial, nomeadamente por razões de saúde pública; e-balcão nas Juntas de Freguesia; autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores.