Mãe de criança autista fala na importância da consciencialização para a inclusão
Comemora-se a 2 de Abril o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo ou simplesmente Dia Mundial do Autismo. O objectivo prende-se com a necessidade de esclarecer a população mundial sobre o Autismo. Sensibilizar para esta perturbação do desenvolvimento, alertar para a complexidade do diagnostico, mas sobretudo quebrar tabus e apostar em medidas de estimulo ao desenvolvimento da criança com autismo promovendo a sua inclusão na sociedade.
A Rádio Barcelos entrevistou Vitória Vilas Boas, uma barcelense, mãe de uma criança com seis anos a quem foi diagnosticado Autismo. Perceber a diferença, ser compreendida pelos profissionais e encontrar estímulos ao desenvolvimento da criança é o caminho, como nos conta Vitória Vilas Boas:
Vitoria Vilas Boas tem 34 anos e um filho de seis com autismo. A adaptação e consciencialização são marcas presentes no caminho de quem tem Transtornos do Espectro Autista. Um testemunho de alguém que procura a informação como base de alicerce a um amor que é para a vida toda.
(foto:DR)
