Do Ferro ao Ouro de regresso a Barcelos a 28 de Agosto
A iniciativa Do Ferro ao Ouro, promovida pelos municípios de Barcelos, Esposende e Braga, está de regresso para retomar os eventos que foram adiados, devido à Covid-19.
A Barcelos, do Ferro ao Ouro, volta no dia 28 de agosto, com a apresentação de duas peças de teatro. Pelas 18h, a Companhia de Teatro A Capoeira leva à cena “Piolhos e Atores”, uma peça de José Sanchis Sinisterra, no Largo Dr. Martins Lima. No mesmo dia às 21h30, o Teatro Neiva d’ A Mó apresenta, no mesmo local, “Os Fradinhos da Ordem de São Tricalho de Arefe”.
Depois, no fim-de-semana de 4 e 5 de setembro, a partir das 10h, pode ser visto e também experienciado “in loco”, o quotidiano da época Medieval, com um conjunto de atividades artesanais em contexto de oficina, a acontecer num acampamento montado entre as ruínas do Castelo de Faria.
Nos mesmos dias, às 18h, na Ermida de Nossa Senhora da Franqueira, vão acontecer torneios de justas medievais a cavalo, reproduzindo aquele que seria um desporto maior da época Medieval.

Em termos musicais, está agendado um o concerto por Sons da Suévia que apresentam “Música Profana em Chão Sagrado”. Um concerto “que pretende recriar a sonoridade popular medieval praticada nos terreiros das ermidas, e das igrejas em dia de romaria, em que a música, a festa e o folguedo interrompiam por momentos as agruras do trabalho e das vivências quotidianas”.
Todas as iniciativas Do Ferro Ao Ouro são de entrada livre, mas sujeitas a inscrição prévia. Mais informações e reserva de bilhetes através do e-mail [email protected].
(Fotos:CMB)