Museu de Olaria recebe exposição “Santo António, p’ARTES de mim” do colecionador Alexandre Correia
O Museu de Olaria de Barcelos recebe, no dia 9 de junho, uma exposição de figuras de Santo António, da coleção pessoal do colecionador Alexandre Correia, que vai estar patente na Sala de Exposições Temporárias do Museu de Olaria.
“Santo António, p’ARTES de mim” incide essencialmente numa história de amor entre um neto, um avô e um santo: o Santo António. A coleção nasceu com o propósito de promover o Amor e a Amizade, através de trabalhos feitos pelas mãos dos artesãos. Inicia-se e desenvolve-se também, como forma de perpetuar a memória do avô do colecionador.
A coleção tem actualmente mais de 1000 obras, em diversos materiais, mas, essencialmente, prevalecem os costumes e ofícios do nosso país, das nossas gentes de norte a sul do país.
“Santo António, p’ARTES de mim” incide essencialmente numa história de amor entre um neto, um avô e um santo: o Santo António. A coleção nasceu com o propósito de promover o Amor e a Amizade, através de trabalhos feitos pelas mãos dos artesãos. Inicia-se e desenvolve-se também, como forma de perpetuar a memória do avô do colecionador.
A coleção tem actualmente mais de 1000 obras, em diversos materiais, mas, essencialmente, prevalecem os costumes e ofícios do nosso país, das nossas gentes de norte a sul do país.
O colecionador Alexandre Correia vai estar presente na cerimónia de inauguração da exposição, para acompanhar os visitantes e explicar a história e o valor sentimental de cada peça.
A exposição vai estar patente até ao dia 5 de fevereiro de 2023.
A exposição vai estar patente até ao dia 5 de fevereiro de 2023.
ainda no âmbito da exposição, o Museu será também palco da apresentação do livro “Santo António, uma história de amor”, da autoria de Alexandre Correia, com a presença dos barristas barcelenses Júlia Côta e Daniel Alonso, livro que retrata um conjunto de histórias que têm como elo de ligação a devoção a Santo António.
Alexandre Correia nasceu em Lisboa, em 1981. Formado em Engenharia Civil, começa a colecionar imagens de Santo António em 2014. Das várias tertúlias/eventos que ministrou sobre artesanato, destaca-se a moderação da Tertúlia “Artesanato, uma herança para o futuro”, no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha.
Já, em 2022, participou no Documentário 7 Rotas do Artesanato de Barcelos.
Já, em 2022, participou no Documentário 7 Rotas do Artesanato de Barcelos.