ULSBE recebe financiamento do PRR para substituir “equipamento hospitalar obsoleto por tecnologia de ponta”
A Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE) apresentou a candidatura de um projeto estratégico, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para modernizar serviços, renovar equipamentos e melhorar as condições de internamento, reforçando a qualidade, a segurança e a proximidade dos cuidados de saúde.
Segundo comunicado, este investimento, que representa um financiamento de cerca de 1,02 milhões de euros, permite alavancar a capacidade de investimento da ULSBE e destina-se a substituir equipamento hospitalar obsoleto por tecnologia de ponta.
As principais áreas de aplicação incluem cerca de 445 mil euros para novos equipamentos de diagnóstico, como um Raio X Digital de suspensão de teto que conclui o processo de renovação integral dos equipamentos de Raio X do Serviço de Urgência, um mamógrafo digital e ecógrafo, incluindo modelos portáteis. Está ainda prevista a aquisição de equipamento específico para o bloco operatório, como bisturis elétricos e pendentes, a renovação do parque de camas elétricas para internamento, além de equipamentos de Urologia e Otorrinolaringologia.
Na vertente da eficiência e sustentabilidade dos recursos, está prevista a aquisição de um dispensador automático de medicamentos para o Serviço de Urgência.
No âmbito da mobilidade verde, o projeto contempla a aquisição de três viaturas elétricas, destinadas às equipas de hospitalização domiciliária, cuidados paliativos e telemonitorização, reafirmando a estratégia da ULSBE com a redução da pegada carbónica e a sustentabilidade ambiental. Está também previsto um investimento de 80 mil euros para a instalação de um sistema automático de deteção e extinção de incêndios, reforçando a segurança de utentes, profissionais e infraestruturas.