Voluntários mobilizam-se na Serra d’Arga em ação de controlo de espécies invasoras
Cerca de uma centena de voluntários participaram, no passado sábado, numa ação de controlo de espécies invasoras e plantação de árvores autóctones na Serra d’Arga, no âmbito do projeto BiodiverCidade, dos Amigos da Montanha. A intervenção marcou o Dia da Floresta Autóctone, celebrado a 23 de novembro e contou com o apoio e coordenação técnica da ACHLI – Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico. A ACHLI atua desde 2016 na preservação do lobo ibérico e dos seus habitats na região e liderou no terreno todas as operações.
A iniciativa, enquadrada no projeto BiodiverCidade dos Amigos da Montanha, incidiu no combate à espécie invasora Hakea sericea, que ameaça a biodiversidade local. Os voluntários colaboraram na sua remoção manual, na limpeza do terreno, na plantação de 200 árvores autóctones e, ainda, no restauro de um charco e linha de água, contribuindo para o restabelecimento da vegetação nativa da serra. A intervenção decorreu numa área natural identificada como prioritária para a regeneração ecológica e a conservação de habitats.
Entre os participantes estiveram famílias, grupos de jovens e membros da comunidade local. O “antes e depois” da intervenção foi visível, com a transformação significativa da paisagem e a criação de condições para o crescimento das espécies nativas.
“Esta foi mais uma ação do projeto BiodiverCidade, que alia conservação da natureza, educação ambiental e envolvimento da comunidade. É fundamental continuarmos a proteger a nossa floresta autóctone e incentivar a participação ativa dos cidadãos,” destacou José Gonçalves, vice-presidente para o ambiente dos Amigos da Montanha.
(fotos: Amigos da Montanha)
