Música nova no arranque de 2026 no ciclo de concertos Triciclo
O ciclo de concertos triciclo, em Barcelos, arranca o ano de 2026 com mais um trimestre de música nova. A apresentação do mais recente disco dos Evols, o rock n’ roll sem guitarras dos franceses Moundrag e o hipnótico pianista Tiago Sousa numa das mais célebres igrejas da cidade são alguns dos destaques na programação entre janeiro e março.
O trimestre abre com Tiago Sousa, que está a assinalar 20 anos desde o seu primeiro lançamento em nome próprio, e vai apresentar o primeiro volume da série “Sustained Tones”, que será editado no início de 2026. O concerto realiza-se a 15 de janeiro, na Igreja do Senhor da Cruz.
No dia 22, o triciclo conta com Trevo de Cordas, quarteto com inspiração folk fundado em Barcelos, na Igreja do Terço.
Já a 06 de fevereiro, na Capela de São Francisco, o francês Matthieu Ehrlacher (dUASsEMIcoLCHEIASiNVERTIDAS) mostra o seu projeto a solo e experimental centrado no som como experiência física e performativa.
Também no mês de fevereiro, no dia 20, o Theatro Gil Vicente acolhe os franceses Moundrag, que são a prova que é possível fazer rock n’ roll sem guitarras. Rockam com uma bateria, um órgão e duas vozes hipnotizantes. Chegam a Barcelos no âmbito da tour europeia de lançamento do novo álbum “Deux”, editado em 2025.
Em março, os Evols regressam a Barcelos e ao triciclo para apresentar o quarto longa-duração da banda – “The Ephemeral” (2025) -, em que expandem a sua sonoridade psicadélica para motivos mais ornamentados. O concerto realiza-se no dia 07 de março, no Theatro Gil Vicente.