Centros de Saúde reabrem com novas normas de funcionamento
O ACES Cávado III Barcelos/ Esposende está a fazer a reabertura gradual dos Centros de Saúde dos concelhos, mas com novas normas de acesso face ao contexto de pandemia.
Em Barcelos já retomaram os serviços na maioria das Unidades de Saúde, sendo que até sexta-feira abre o Polo de Silveiros e em avaliação estão ainda as unidades de Alheira e Sequeade, para ser feita a sua reabertura, depois de pequenos arranjos de adaptação às novas circunstâncias. Depois de Macieira de Rates, já abriram as unidades de Vila Cova, Fragoso, Lijó e Carapeços.
O caso mais problemático diz respeito ao serviço da Unidade de Saúde Familiar da Lama. Segundo o director do ACES, ainda esta semana vai realizar-se uma reunião entre o agrupamentos dos Centros de Saúde, Junta de Freguesia e engenheiros para avaliar grau de risco e intervenção necessária na estrutura, após inundação do edifício.
Recorde-se que a reabertura faz-se com medidas de contingência Covid-19 que mais uma vez recomenda a prescrição de medicamentos e marcação de consultas via telefone ou email; a renovação de baixa médica deve ser feita através de contacto via telefone ou email até ao dia anterior ao seu término.
O plano de contingência não permite acompanhantes expecto no caso de crianças ou utentes dependentes, dentro da unidade de saúde deve seguir o circuito sinalizado e em caso de febre, tosse ou falta de ar deve ligar para a linha COVID Barcelos 253 808 300 ou para a Linha saúde 24 808 24 24 24.