Como integrar soluções de pagamento na sua loja online?

De acordo com o “Estudo da Economia e da Sociedade Digital em Portugal” elaborado pela ACEPI (Associação das Empresas e Profissionais da Economia Digital), entre 2020 e 2021, o número de compradores online em Portugal aumentou de 45% para 52%, estimando-se que no ano passado esta percentagem tenha chegado aos 56% e que, em 2026, atinja os 72%.
Este crescimento do comércio eletrónico não se deve apenas, como sublinha o estudo, à pandemia, mas também às competências digitais (superiores à média da EU) da população portuguesa, da taxa de penetração da Internet (estima-se que chegue aos 96% em 2026) e da transição digital das empresas portuguesas (62% das empresas portuguesas já têm presença na Internet e 58% delas utilizam as redes sociais).
Não é apenas o número de compradores online que tem aumentando, mas também a sua frequência.
Diz-nos o estudo que, a maioria dos compradores fez em média entre 3 a 5 compras, tendo-se verificado um aumento da frequência de compras nas faixas etárias entre os 16 e os 24 anos e entre os 25 e 54 anos.
Principais razões para o crescimento das compras online em Portugal?
A flexibilidade de horários, a facilidade de compra e os pagamentos são as principais razões para que os consumidores portugueses apostem nas compras online.
Estas vantagens para o consumidor acabam por se revelarem, igualmente, vantagens para as lojas online, nomeadamente em termos de faturação, já que, em média, 65% gastaram até 300 euros no e-commerce.
Os métodos de pagamento são, de facto, um fator importantíssimo na agilização e crescimento das compras online.
Ao longo dos últimos anos, os meios ao dispor dos consumidores online têm-se refinado levando à alteração das suas preferências.
Apesar de os pagamentos por referência multibanco continuarem a ser os preferidos da maioria dos consumidores (49%), nos lugares seguintes assiste-se ao aparecimento em força dos pagamentos por carteira digital (Paypal, Google Pay, Apple Pay, etc.) que já são os preferidos de 43% dos compradores online e dos pagamentos por telemóvel (MB WAY) que reservam para si uma quota de 34% dos consumidores.
Os pagamentos online por cartão de débito/crédito (31%) e Visa/Mastercard (29%) ocupam, neste ranking elaborado pelo ACEPI, o quarto e quinto lugar, respetivamente.
Como se pode observar, estes meios de pagamento online são não só um dos grandes impulsionadores do boom do comércio eletrónico em Portugal, mas também uma extraordinária forma de as lojas online captarem mais consumidores e, consequentemente, aumentarem as suas vendas já que, como referimos, a facilidade de utilização e funcionalidades disponíveis oferecidas por estes meios tornam a jornada de compra mais simples e intuitiva.
E como integrar soluções de pagamento online na sua loja? Esta é uma questão que, nesta altura, muitos negócios estarão a fazer a si próprios, mas a resposta é simples, senão veja.

Como integrar soluções de pagamento na sua loja online?

Integrar soluções de pagamento na sua loja online vai depender, fundamentalmente, da natureza do seu negócio e dos hábitos de consumo dos seus clientes.
Assim, se, por exemplo, tem um site próprio e os seus clientes, na sua maioria, pagam com cartões de débito e crédito Visa e Mastercard, a solução ideal passa por integrar um gateway de pagamentos online como o REDUNIQ E-Commerce.
Desenvolvido a pensar nos negócios que querem transformar o seu site numa loja digital profissional e receber pagamentos online, o REDUNIQ E-Commerce permite aos agentes económicos que escolheram o ambiente online para venderem os seus bens ou serviços receber pagamentos online com cartões de débito e crédito Visa e Mastercard de todo o mundo sem custos de adesão e oferta de mensalidade.
Com um processo de integração extremamente simples, esta solução vai permitir-lhe não só oferecer pagamentos online adequados aos hábitos e tendências de consumo dos seus clientes, como também garantir-lhes processos de checkout (finalização de compra com o pagamento) com menos atrito que, consequentemente, lhe vai trazer uma taxa de vendas mais alta.
Com o REDUNIQ E-Commerce, o cliente é direcionado para uma página de pagamento da UNICRE onde terá que inserir os dados do seu cartão para que o banco emissor faça a sua validação.
Uma vez validado o pagamento, o dinheiro será creditado na sua conta em apenas dois dias úteis após a data da transação.

 

Vantagens REDUNIQ E-Commerce para o seu negócio online

⦁ Garante menor atrito no processo de checkout e uma maior taxa de vendas;
⦁ Permite aceitar pagamentos online com cartões dos principias sistemas emissores internacionais (Visa e Mastercard);
⦁ Integração simples e rápida que conta com o acompanhamento técnico da equipa de especialistas REDUNIQ;
⦁ Não tem custos de adesão;
⦁ Oferta da mensalidade;
⦁ Permite fazer a gestão das vendas realizadas;
⦁ Maior Segurança: as transações são verificadas e validadas sempre pelo banco emissor e o comerciante nunca tem acesso aos dados bancários do cliente;
⦁ Fácil integração com os principais plugins de E-Commerce do mercado.

 

Se, pelo contrário, vende online sem site através de marketplaces das redes sociais, como acontece com inúmeros negócios, como restaurantes, cafés ou lojas de vestuário, a solução chave na mão REDUNIQ@Payments acaba por ser a mais indicada porque não necessita de integração e permite-lhe receber pagamentos online por link através de e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco ou MB WAY e com cartões Visa e Mastercard.
De forma simples e segura, o REDUNIQ@Payments oferece ao seu negócio uma plataforma, otimizada para smartphones e tablets, onde pode criar um link de pagamento que, posteriormente, pode enviar ao seu cliente por e-mail, SMS ou WhatsApp.
A partir do momento em que o seu cliente recebe este link, só terá de clicar para ser reencaminhado para uma página segura REDUNIQ garantindo, deste modo, que o comerciante não tem acesso aos dados do cartão em nenhuma fase do pagamento.

Vantagens REDUNIQ@Payments

⦁ Pagamentos online por WhatsApp, E-mail ou SMS (emissão de link de pagamento através do portal da REDUNIQ);
⦁ Pagamentos à distância rápidos (pode despoletar pagamento imediato para o telemóvel do cliente);
⦁ Sem necessidade de ter um site ou de integração com o site do comerciante (dado que o portal é da REDUNIQ), o que simplifica todo o processo em termos de tempo e custos;
⦁ A página de pagamento reconhece o tipo de browser e adapta-se automaticamente ao ecrã dos smartphones e tablets, sem ser necessário qualquer ajuste do comerciante;
⦁ Sem mensalidade, sem receita mínima (paga só as taxas dos pagamentos efetuados) e sem custos fixos.

 

 

 

(Foto: Shutterstock)