Desmantelado grupo que assaltava lares de idosos e instituições públicas no Norte e Centro do país
O Núcleo de Investigação Criminal de Barcelos, em coordenação com o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, desmantelou um grupo organizado de indivíduos suspeitos da prática de dezenas de crimes, designadamente furtos qualificados em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, em vários distritos do Norte e Centro de Portugal.
Na nota de imprensa, enviada às redações pode-se ler que, “na sequência de uma investigação iniciada no final do verão do presente ano, foi possível apurar que se tratava de um grupo organizado, que fazia deste tipo de ilícitos criminais o seu modo de vida”. Os crimes, na ordem de várias dezenas, ocorreram em diversos distritos, com maior incidência nos distritos de Braga, Viana do Castelo, Bragança, Guarda, Viseu, Vila Real, Porto e Aveiro, tendo causado prejuízos ainda não totalmente quantificados, mas que poderão ascender a cerca de meio milhão de euros.
Foram ainda apreendidas duas viaturas, mais de uma centena de peças em ouro, 35 800 euros em numerário, nove telemóveis, várias ferramentas usadas para corte e arrombamento, 460 doses de MDMA, 120 doses de haxixe e material de acondicionamento de produto estupefaciente.
Foram cumpridos 17 mandados de busca, nove domiciliárias , duas em estabelecimentos comerciais e seis em viaturas, nos concelhos de Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Póvoa de Varzim e Valença, culminando na detenção de seis homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 22 e os 55 anos. No decurso da operação foram ainda constituídos arguidos um homem e uma mulher, com 55 e 49 anos, respetivamente.
Os detidos possuem um extenso historial criminal pela prática de ilícitos da mesma natureza, tendo alguns deles saído de estabelecimento prisional durante o ano de 2025.