Exposição de presépios realça mestria dos artesãos de Barcelos

 
O Posto de Turismo e a Torre Medieval abrem ao público, na próxima sexta-feira, 21 de novembro, a exposição “O Presépio, Uma Tradição, Várias Interpretações”. Uma mostra/venda composta por 150 presépios da autoria de mais de meia centena de artesãos do concelho, que evidencia a riqueza do artesanato local, não só na produção de figurado de barro, mas também nos trabalhos em madeira e ferro, de bordados, de pinhas e até de pasta de papel.

O figurado barcelense começou a ganhar dimensão a partir da década de 60 do século XX. Artesãos como Rosa Ramalho, Rosa Côta, Mistério e Ana Baraça, entre outros, notabilizaram esta produção no contexto da arte popular, abrindo-lhe novos caminhos. O figurado deixou, então, de ser uma arte só de bonecos sortidos e apitos, para ganhar um novo lugar, retratando a vida quotidiana – o trabalho, a vida familiar, a religião, as lendas e as tradições.

A exposição “O Presépio – Uma Tradição, Várias Interpretações” ficará patente na Torre Medieval e no Posto de Turismo de Barcelos até 11 de janeiro de 2026