Município de Barcelos inicia recolha seletiva de biorresíduos
O Município de Barcelos apresentou publicamente o novo projeto de recolha seletiva de biorresíduos alimentares que, na sua primeira fase, vai incidir nos grandes produtores – restaurantes, cafés, cantinas, floristas e outros da mesma natureza da zona urbana, mas que, futuramente, e de forma gradual, será alargada a outras áreas do território barcelense.
Na apresentação deste programa que se intitula “Comida não é lixo – Valorize os resíduos orgânicos”, o presidente da Câmara de Barcelos sensibilizou os presentes para a medida ambiental:
A implementação do novo Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos de Barcelos será feita por etapas. Assim, nesta primeira fase, os Serviços do Município farão a recolha seletiva, porta a porta, junto dos produtores com maior potencial de produção de biorresíduos alimentares, esperando-se servir cerca de 200 utilizadores do sistema, nas 5 freguesias urbanas; União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa, VFS Pedro e S. Martinho, Arcozelo, Barcelinhos, Santa Eugénia e Tamel S. Veríssimo.
Esta primeira fase da operação implicou a aquisição de 291 contentores de 140 litros, 100 contentores de 50 litros e 35 contentores para recolha de resíduos nos cemitérios, feira e mercado.
Todos os biorresíduos recolhidos serão tratados e transformados em fertilizante sem aditivos químicos, para posterior utilização na agricultura e jardinagem.
(foto destaque: Município Barcelos)
