Conhecer Barcelos

Rubrica semanal do Ponto de Encontro vai para o ar à quarta-feira.

Semanalmente, viaje com a Rádio Barcelos às memórias da cidade e concelho. De Norte a Sul, Este a Oeste conhecemos as riquezas paisagísticas e o património local  pelos trilhos do Conhecer Barcelos


 

 

 

20 de Fevereiro de 2019: Touring Barcelos 2019

Hoje nos trilhos pelo Conhecer Barcelos colocamos pé ao caminho e seguimos percurso a percurso no Touring Barcelos 2019 que apresenta mensalmente o mapa do pedestrianismo local na iniciativa caminhar para conhecer Barcelos. Nuno Rodrigues é técnico de turismo do Município de Barcelos e apresenta o programa para este ano 2019 detalhadamente

 

6 de Fevereiro de 2019: Barcelos do século XVI

Hoje nos trilhos pelo conhecer Barcelos fazemos uma viagem história ao início do século XVI à vila de Barcelos por altura do foral manuelino, o foral novo. O contexto histórico é apresentado pelo arqueólogo municipal Cláudio Brochado

 

30 de Janeiro de 2019: D. Afonso Henriques

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos centramos atenções na figura de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal que teve grande importância para a história de Barcelos, desde logo o foral que fez nascer a vila de Barcelos. O contexto história e a figura de D. Afonso Henriques é feita pelo arqueólogo municipal Cláudio Brochado

 

23 de Janeiro de 2019: Monte do Facho 2

Hoje nos Trilhos do Conhecer Barcelos continuamos no Monte do Facho, um local que constitui um espaço de referência arqueológica, com património cultural, religioso e paisagístico, com forte devoção mariana. Cláudio Brochado é arqueólogo Municipal e aborda este tema relativo a um santuário recente do século XX.

 

16 de Janeiro de 2019: Monte do Facho

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos deslumbramos o miradouro do monte do Facho, um local que constitui um espaço de referencia arqueológica, com património cultural, religioso e paisagístico. O Monte do facho entre as freguesias de Oliveira, Roriz e Alheira tem vários aspectos a evidenciar… hoje atentamos nos vestígios de um povoado que remonta à idade do ferro

A visita é acompanhada pelo arqueólogo municipal Cláudio Brochado

 

9 de Janeiro de 2019: D. Nuno Álvares Pereira

 

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos conhecemos Nuno Álvares Pereira, também conhecido como o Santo Condestável, formalmente São Nuno de Santa Maria ou simplesmente Nun’ Álvares. Cláudio Brochado, arqueólogo municipal, fala desta figura: guerreiro, condestável e também Conde de Barcelos, que tem um monumento em sua homenagem no centro histórico:

 

12 de Dezembro de 2018: Duarte D’Armas

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos conhecemos uma figura ilustre que não sendo barcelense destacou-se no panorama nacional e também com registo na história de Barcelos.

Falamos de Duarte D’Armas, já ouviu falar? Foi escudeiro da Casa Real e escrivão da Livraria Régia e Torre do Tombo, passou por Barcelos um dia e fez registo da sua passagem. É autor do quadro de azulejos com pintura de Barcelos, patente no Paço dos Condes de Barcelos. os contornos dessa viagem feita a mando de D. Manuel I são explicados por Cláudio Brochado arqueólogo municipal de Barcelos

 

 

 

5 de Dezembro de 2018: 3º Conde de Barcelos D. Pedro Afonso

 

Hoje nos Trilhos do Conhecer Barcelos focamos atenções numa figura que ficou relacionada com a história de Barcelos, Dom Pedro Afonso, 3º conde de Barcelos.

 

 

 

28 de Novembro de 2018: Monte de S. Gonçalo

 

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos apreciamos a magnifica paisagem desde o Monte de S. Gonçalo, entre Feitos e Fragoso.

 

 

 

 

21 de Novembro de 2018: Capela da Ponte em Barcelinhos

 

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos paramos na margem do rio Cávado para observar a Capela Nossa Senhora da Ponte, em Barcelinhos. Um monumento que remonta ao século XIV mas a imagem que conhecemos hoje resulta duma intervenção do século XVII.

A visita é guiada por Cláudio Brochado, arqueólogo municipal, que começa por explicar a devoção mariana da comunidade e a importância de uma capela num local de passagem:

 

 

 

14 de Novembro de 2018: Paisagem Megalítica entre Faria, Vila Seca e Milhazes

 

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos viajamos no tempo cinco a seis mil anos antes de Cristo para conhecer a Paisagem Megalítica que existe nas freguesias de Faria, Milhazes e Vila Seca.

São conhecidas por mamoas e ficam bem perto da Escola EB 2/ 3 Abel Varzim.

Registos da nossa História perpetuados no património paisagístico do nosso concelho e aqui explicados por Cláudio Brochado, arqueólogo municipal de Barcelos:

 

 

7 de Novembro de 2018: Igreja Paroquial de Gilmonde

Hoje fomos até Gilmonde onde recentemente se fez uma intervenção de restauro da Igreja Paroquial que remonta ao século XVII e é um belo exemplar da arte barroca com expressão através do estilo rococó.  A visita é guiada por Cláudio Brochado, arqueólogo municipal de Barcelos.

 

 

(foto: DR)

 

                 

 

 

31 de Outubro de 2018: origem do nome Barcelos

Já algum dia se questionou a origem do vocábulo que dá nome à cidade e concelho? Hoje nos trilhos pelo Conhecer Barcelos ouvimos as diferentes versões que foram registadas. argumentos de Cláudio Brochado, arqueólogo municipal:

 

 

 

 

24 de Outubro de 2018: Museu de Olaria

Hoje nos trilhos pelo Conhecer Barcelos fomos ao Museu de Olaria. Uma visita guiada por Cláudio Brochado, arqueólogo municipal de Barcelos.

 

(foto:DR)

 

 

3 de Outubro de 2018: Forno dos Mouros, Monte da Saia

 

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos seguimos caminho no Monte da Saia e encontramos o Forno dos Mouros. Trata-se dum balneário da Idade do Ferro e é propriedade da Sociedade Martins Sarmento. A visita é guiada pelo arqueólogo municipal Cláudio Brochado.

 

 

 

 

26 de Setembro de 2018: Fonte da Pegadinha, Monte da Saia

 

Hoje nos trilhos pelo Conhecer Barcelos permanecemos no Monte da Saia, caminhamos desde a Lage dos Sinais á Fonte da Pegadinha, em Chorente.

Cláudio Brochado, arqueólogo municipal, remete-nos para uma lenda.

 

 

19 de Setembro de 2018: Lage dos Sinais

 

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos vamos ao Monte da Saia. … Seguimos por um antigo caminho que atravessa o monte desde Remelhe às Carvalhas, onde encontramos uma pedra e nela inscrições com mais de quatro mil anos. É da Lage dos Sinais que falamos hoje com Cláudio Brochado, arqueólogo municipal:

 

 

 

5 de Setembro de 2018: Dom António Barroso

 

Hoje nos trilhos pelo Conhecer Barcelos damos atenção à história de um filho ilustre desta terra: Dom António Barroso foi homenageado nas celebrações da elevação de Barcelos a cidade precisamente neste ano 2018 em que se celebra o centenário da sua morte. A apresentação é feita por Cláudio Brochado:

 

 

 

27 de Junho de 2018: Chafarizes de Barcelos

 

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos atentamos os chafarizes que embelezam a cidade de Barcelos e constituem elementos do património local, mas outrora tinham uma relevância.

Enquadramento apresentado por Cláudio Brochado, arqueólogo municipal:

 

 

 

 

 

20 de Junho de 2018: Jardim das Barrocas

 

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos fomos passear pelo Jardim das Barrocas, em Barcelos, um dos bilhetes postais da cidade de Barcelos.

O passeio é acompanhado por Cláudio Brochado, arqueólogo municipal, que nos leva ao século XVIII

 

 

 

Emissão 6 de Junho de 2018

Hoje descemos o Monte de S. Gonçalo e parámos no Monte de Cresto, em Aldreu. Além das imagens rupestres encontramos a antiga muralha no alto do monte com vista para o Vale do Neiva:

foto: vista panorâmica do alto do Monte de Cresto, em Aldreu

foto: vestígios da antiga muralha no Monte de Cresto

 

        

 

 

Emissão de 30 de Maio de 2018

Hoje os trilhos pelo Conhecer Barcelos vamos caminhar pelo Monte de S. Gonçalo. Para lá da paisagem belíssima que encontramos a norte do concelho entre Fragoso, Aldreu e Feitos, podemos aqui observar em vários locais imagens rupestres com mais de cinco mil anos. Estamos mais uma vez acompanhados por Cláudio Brochado, arqueólogo municipal.

 

Cláudio Brochado mostra estas imagens rupestres, neste caso as denominadas “covinhas”

 

  

 

Emissão de 23 de Maio de 2018

 

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos fomos ao Vale do Neiva refrescar-nos no rio Neiva e apreciar as suas travessias: as Pontes de Anhel, Tábuas e Fragoso sobre o Neiva e ainda a Ponte da Caridade em Balugães sobre o ribeiro de Nevoinho.

 

 

Ponte de Anhel

 

Ponte da Caridade, sobre o ribeiro de Nevoinho em Balugães

 

Ponte de Fragoso

 

Ponte das Tábuas, em balugães

 

 

 

 

Emissão 16 de Maio de 2018

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos fomos até Panque conhecer a Igreja de S. Martinho de Mondim em pleno vale do Neiva:

 

 

 

 

       

 

 

 

Emissã0 9 de Maio de 2018

 

Depois de apresentar a Rota da Olaria e do Figurado,  hoje vamos conhecer a Rota da Cestaria e do Vime, dos Bordados e Tecelagem, Ferro e Derivados e Rota da Madeira. a visita é mais uma vez guiada por Nuno Rodrigues, técnico de turismo do Município de Barcelos:

 

Emissão 2 de Maio de 2018

 

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos fomos conhecer as Rotas de Artesanato local da Olaria e do Figurado, numa visita guiada por Nuno Rodrigues, técnico de Turismo do Município de Barcelos:

 

 

(foto: Município de Barcelos)

 

 

 

Emissão 18 de Abril de 2018

Neste Dia Internacional de Monumentos e Sítios fomos conhecer o programa de actividades do Município de Barcelos para comemorar a efeméride e os projectos que ao longo do ano são desenvolvidos na promoção do património local. a conversa é com Cláudio Brochado, arqueólogo municipal

 

 

Emissão 11 de Abril de 2018

 

Hoje no Conhecer Barcelos fomos até Cambeses conhecer a história deste couto que é mais antigo que a nacionalidade e, ainda, olhar o Calvário do Bom Jesus que anualmente recebe milhares de pessoas para assistir aos Passos. A visita é guiada por Nuno Rodrigues, técnico de Turismo do Município de Barcelos.

 

 

 

 

Emissão 4 de Abril de 2018

Na rubrica semanal de hoje do Cconhecer Barcelos, Cláudio Brochado fala-nos da comunidade judaica e a sua presença em Barcelos naquela que foi a rua da judiaria:

 

 

 

Emissão de 28 de Março de 2018

 

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos olhamos em detalhe a antiga Igreja da Misericórdia no edifício dos Paços do Concelho. A antiga Igreja do Espírito Santo foi mandada construir em finais do século XVI e deixa uma memória artística que passou por várias fases. A visita é acompanhada por Cláudio Brochado:

 

 

 

 

 

foto actual do antigo Coro Alto da Igreja do Espírito Santo, edifício Paços do Concelho

 

 

Emissão de 21 de Março de 2018

 

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos focamos o Salão Nobre dos Paços do Concelho, em mais uma visita guiada pelo arqueólogo Cláudio Brochado:

 

 

 

       

 

 

 

Emissão 14 de Março de 2018

Hoje continuamos no edifício dos Paços do Concelho, que outrora já foi casa do Alcaide. As diferenças ou semelhanças dos serviços públicos prestados neste edifício são apresentadas por Cláudio Brochado:

 

 

 

Emissão 7 de Março de 2018

 

Hoje fomos até aos Paços do Concelho. A visita é mais uma vez guiada pelo arqueólogo municipal, Cláudio Brochado:

 

 

 

 

 

Emissão 28 de Fevereiro de 2018

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos terminamos a visita à Igreja Matriz com atenções focadas no Altar do Santíssimo:

 

 

 

dav

 

Emissão 21 de Fevereiro de 2018

 

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos centramos atenções no Altar Mor da Igreja Matriz, em Barcelos, ou conhecida Igreja Paroquial ou da Colegiada de Barcelos. A abordagem é feita pelo arqueólogo municipal, Cláudio Brochado:

 

 

Emissão 14 de Fevereiro de 2018

 

Hoje nos Trilhos do Conhecer Barcelos vamos até à Igreja Matriz de Santa Maria Maior, em Barcelos. Neste primeiro episódio, Cláudio Brochado arqueólogo municipal faz o enquadramento histórico e olha para o estilo deste monumento que figura no património de interesse nacional.

 

 

 

(Imagem: DR)

 

Emissão 7 de Fevereiro de 2018

 

Hoje nos Trilhos do Conhecer Barcelos ficamos na Igreja de Nossa Senhora do Terço que já teve outras designações, neste espaço que já acolheu o Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição.

Na visita guiada pelo arqueólogo municipal Cláudio Brochado atentamos alguns pormenores do interior da Igreja do Terço em Barcelos:

 

 

 

Emissão 31 de Janeiro de 2018

Hoje nos Trilhos do Conhecer Barcelos vamos até à Igreja de Nossa Senhora do Terço que já teve outras designações, neste espaço que já acolheu o Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição.

Situada a Norte do Campo da Feira, na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, a igreja de Nossa Senhora do Terço é um monumento de Interesse público que nos remonta ao barroco, foi mandado construir no século XVIII, corria o ano 1707, no reinado de D. João V. A visita é guiada por Cláudio Brochado, arqueólogo municipal:

 

 

 

 

Emissão de 24 de Janeiro de 2018

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos permanecemos no Templo do Senhor da Cruz, em pleno centro histórico de Barcelos. Depois de olharmos o templo do exterior e atentar os detalhes dos seus azulejos, seguimos pela ala lateral e ficamos junto à imagem do Senhor da Cruz, no altar sobre a Cruz que fortifica a fé depois do Milagre das Cruzes, prodígio religioso ocorrido em 20 de Dezembro de 1504

 

 

foto: uma das Cruzes que deu origem ao Milagre das Cruzes, junto à Imagem do Senhor da Cruz, no interior do Templo do Senhor da Cruz, em Barcelos

foto: Altar do Senhor da Cruz

 

 

 

Emissão de 17 de Janeiro de 2018

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos ficamos em pleno centro histórico. Fomos conhecer o Templo que serve de postal à nossa cidade acolhendo o Milagre das Cruzes que perpassou séculos e ainda hoje é local de oração e devoção diária. Fomos ao Templo do Senhor da Cruz, um dos mais belos templos do barroco. A apresentação é feita pelo arqueólogo municipal Cláudio Brochado.

 

(Imagem: DR)

 

foto: painel de azulejos no interior do Templo do Senhor da Cruz, em Barcelos

 

 

Emissão 29 de Novembro de 2017

Pelos trilhos do conhecer Barcelos, hoje fomos a Fragoso. Junto à Capela de S. João , antiga ermida de S. Vicente, encontramos uma estátua dedicada a Dom Afonso Henriques, foi ele que a 30 de Novembro de 1127 assinou a carta de doação de Couto de S. Vicente.

Cláudio Brochado, arqueólogo municipal, acompanha a visita e explica a relação daquele que viria a ser o primeiro rei de Portugal com Barcelos.

 

    

 

Emissão 22 de Novembro de 2017: Capela S. João e Fonte de Santa Isabel, em Fragoso

Pelos Trilhos do Conhecer Barcelos hoje fomos a Fragoso, na encosta do Monte de S. Gonçalo, para contemplar a actual Capela de S. João junto à margem do Ribeiro de S. Vicente, que é testemunho de uma lenda.

 

  

 

 

Emissão 15 de Novembro de 2017: Ponte Seca, em Durrães

Hoje nos Trilhos do Conhecer Barcelos vamos até Durrães. Aproveitámos a viagem de comboio na linha do Minho, entre Barcelos e Viana, e saímos no apeadeiro de Durrães para avistar a emblemática Ponte Seca de Durrães, do século XIX.

 

Emissão 8 de Novembro de 2017: Linha Férrea de Barcelos

Esta semana seguimos viagem de comboio para Conhecer Barcelos e as histórias que ficam trilhadas nos carris da Linha do Minho, inaugurada em 1877 em Barcelos.

 

         

 

 

 

Emissão 25 de Outubro de 2017: Marco da Casa de Bragança em Paradela

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos seguimos viagem por Paradela e no extremo da freguesia encontrámos um marco da Casa de Bragança, já ouviu falar? Trata-se dum monumento de brasão real com vários séculos como nos explica o arqueólogo municipal Cláudio Brochado:

 

             

 

 

 

Emissão 18 de Outubro de 2017: Alicerces da antiga Igreja Paroquial de Paradela e Cemitério Antigo

 

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos vamos aos limites do concelho. Em Paradela encontramos os alicerces da antiga Igreja Românica da freguesia e o cemitério antigo. Achados arqueológicos que assumem também interesse antropológico para que se conheça mais das nossas gentes. Uma visita guiada pelo arqueólogo municipal Cláudio Brochado:

 

               

 

Emissão 11 de Outubro de 2017: Lagoa Negra, em Barqueiros

Hoje vamos até Barqueiros, onde deslumbramos a Lagoa Negra com registos desde a Idade Média, num local que esconde um achado arqueológico: uma mina de ouro, outrora, explorada pelos romanos. A visita é guiada pelo arqueólogo municipal Cláudio Brochado

 

 

 

Emissão 20 de Setembro de 2017: Capela de S. Tiago, em Remelhe. Outrora Igreja Paroquial da  paróquia de S. Tiago de Moldes

 

               

             

 

Emissão 13 de Setembro de 2017: Gravuras Rupestres em  Remelhe

 

Pelos Trilhos do Conhecer Barcelos hoje vamos até Remelhe – imagine só – contemplar um conjunto de gravuras rupestres encontradas há cerca de dois anos em Paranho, Remelhe. Têm cerca de seis mil anos.

Foram as últimas gravuras rupestres a ser descobertas no concelho, depois das gravuras da Lage dos Sinais, Monte de S. Gonçalo e também em Remelhe na Capela de S. Tiago de Moldes.

 

 

Emissão 6 de Setembro de 2017: Pedra Furada

Hoje nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos vamos até Pedra Furada, conhecer a pedra furada que serve de postal de entrada a esta freguesia barcelense, ali mesmo ao lado da Igreja Matriz.

As lendas e tradições que envolvem esta história e as suas origens castrejas conduzem-nos nesta viagem a Pedra Furada.

A visita é guiada por Cláudio Brochado, arqueólogo municipal:

 

 

   

 

 

Emissão 9 de Agosto de 2017: Santuário de Nossa Senhora do Rosário do Monte da Franqueira

         

Hoje nos Trilhos do Conhecer Barcelos apresentamos-lhe o Santuário de Nossa Senhora do Rosário do Monte da Franqueira, local que terá sido mandado construir por Egas Moniz e mais tarde, a mando do 8º Conde de Barcelos, terá recebido as colunas de mármore do altar vindas de Ceuta. A visita é acompanha pelo arqueólogo municipal Cláudio Brochado:

 

 

foto: três colunas de jaspe que terão sido trazidas de Ceuta do Palácio de Collumbencayla pelo oitavo Conde de Barcelos, D. Afonso.

 

                 

 

 

Emissão 2 de Agosto: Convento do Senhor Fonte da Vida, no Monte da Franqueira

Hoje nos Trilhos pelos Conhecer Barcelos vamos ao Monte da Franqueira conhecer o antigo Convento dos Franciscanos ou Convento do Senhor Fonte da Vida, nome da invocação desta Igreja.

A visita é guiada pelo arqueólogo municipal Cláudio Brochado:

 

 

Emissão 25 e 26 de Julho: Caminho de Santiago em Barcelos

Por ano são cerca de cinco mil peregrinos que passam pelo Caminho Português de Santiago em Barcelos.

Esta semana dividimos o Conhecer Barcelos em dois programas para duas etapas do Caminho no concelho, acompanhadas pelo técnico de Turismo do Município de Barcelos Nuno Rodrigues.

A primeira desde Macieira de Rates a Barcelos.

foto: Cruzeiro do Galo, em Barcelos

 

a segunda etapa fez-se de Barcelos a Balugães

 

 

 

Emissão 19 de Julho: Ruínas do Castelo de Faria e Estação Arqueológica Subjacente (3)

Nos trilhos do Conhecer Barcelos voltamos ao Monte da Franqueira, hoje com olhar sobre a Estação Subjacente das Ruínas do Castelo de Faria… Ruínas dum povoado que ali viveu na Idade do Ferro, 3 mil anos antes de Cristo. A visita é guiada pelo arqueólogo Municipal Cláudio Brochado

 

 

 

Emissão 12 de Julho de 2017: Ruínas do Castelo de Faria e Estação Arqueológica Subjacente (2)

Pelos Trilhos do Conhecer Barcelos hoje refugiamo-nos no Castelo de Faria, ou no que resta dele no Monte da Franqueira… classificado como monumento nacional, as Ruínas do Castelo de Faria escondem feitos históricos que remontam à formação da nossa nação.

Mais uma vez estamos acompanhados por Cláudio Brochado, arqueólogo Municipal de Barcelos

 

 

Emissão 4 de Julho de 2017: Ruínas do Castelo de Faria e Estação Arqueológica Subjacente (1)

Nos Trilhos do Conhecer Barcelos de hoje vamos às Ruínas do Castelo de Faria e Estação Arqueológica Subjacente.

As Ruínas do Castelo de Faria e Estação Arqueológica Subjacente permite-nos viajar na História até 3 mil anos antes de Cristo, mas hoje viajamos somente ao século passado. Estávamos na década de 20 do século XX quando um grupo de barcelenses encontra estes vestígios. Mais uma vez, a visita é guiada pelo arqueólogo municipal Cláudio Brochado.

 

 

Emissão 28 de Junho de 2017: Santuário de Nossa Senhora da Aparecida, em Balugães

foto: recinto do Santuário de Nossa Senhora da Aparecida em Balugães

 

Nos Trilhos pelo Conhecer Barcelos de hoje vamos até Balugães ao Santuário de Nossa Senhora da Aparecida, local da primeira Aparição Mariana em Portugal ocorrida em 1702, um milagre que envolveu o pequeno João Alves ou “João mudo”, como era e ficou conhecido.

foto: Capela onde está sepultado João Alves, conhecido João Mudo

foto: penedo onde terá ocorrido a Aparição Mariana a João Mudo

 

 

Emissão 21 de Junho: Igreja de S. Martinho de Balugães e Ponte das Tábuas

foto: Igreja S. Martinho, Balugães

Nos trilhos do conhecer Barcelos de hoje vamos ate Balugães, à antiga Igreja Matriz, Igreja de S. Martinho de Balugães e ainda à Ponte das Tábuas.

De estilo românico, esta Igreja datada de 1168 foi sede paroquial até 1927 e é dedicada ao orago S. Martinho. É local de passagem aos caminheiros de Santiago, tal como a Ponte das Tábuas.

foto:Ponte das Tábuas, Balugães

 

Emissão 14 de Junho: Mosteiro do Banho, em Vila Cova

Nos trilhos do conhecer Barcelos esta viagem leva-nos até Vila Cova… conhecer o Mosteiro do Banho ou o que resta dele.

As Inquirições de 1220 registam o nome duma antiga paróquia de São Salvador do Banho. Banho, anexa a Vila Cova desde 1838, foi uma Comenda da Ordem de Cristo (1515 a 1566). A Igreja Matriz era a antiga Igreja conventual dos Cônegos Regrantes ali instalados entre os séculos XI e XII extinto em 1441.

 

Emissão 7 de Junho: Igreja de Santa Maria de Abade de Neiva

     

Esta semana pelos trilhos do “Conhecer Barcelos” vamos até Abade de Neiva olhar em pormenor a Igreja de Santa Maria de Abade de Neiva mandada construir em 1152 pela rainha Dona Mafalda de Saboia, esposa de D. Afonso Henriques.  Designado Monumento Nacional desde 1927.

A viagem é guiada pelo arqueólogo municipal Cláudio Brochado.

 

 

Emissão 31 de Maio: Torre Medieval de Barcelos

Torre Medieval de Barcelos (fonte: Município de Barcelos)

Pelos trilhos do “Conhecer Barcelos” hoje vamos à Torre Medieval de Barcelos mandada construir no século XV pelo oitavo Conde de Barcelos, integrada na muralha da vila com porta para o interior da povoação. A viagem é guiada pelo arqueólogo municipal Cláudio Brochado.

 

Emissão 24 de Maio de 2017: Ponte Medieval e Capela Senhora da Ponte

Pelos trilhos do Conhecer Barcelos hoje fazemos a travessia do rio sobre a Ponte Medieval que une Barcelinhos a Barcelos e outrora era passagem obrigatória para quem vinha do Porto. Financiada pelo Conde Dom Pedro de Barcelos, a Ponte Medieval completa o bilhete postal da cidade com a Capela da Senhora da Ponte à entrada

 

Emissão 17 de Maio de 2017: Largo do Apoio

Em pleno centro histórico de Barcelos encontramos um dos primeiros largos do burgo medieval com um Chafariz renascentista ao centro de grande importância à época, como podemos compreender através da visita guiada pelo arqueólogo municipal Cláudio Brochado.

 

Emissão 10 de Maio de 2017: Fonte de Baixo

 

Emissão 26 de Abril de 2017: Brasão de Barcelos/ Pelourinho e Cruzeiro no Paço dos Condes de Barcelos

foto: Brasão de Barcelos (Paço dos Condes)

foto: Cruzeiro do Galo (Paço dos Condes)

foto: Pelourinho de Barcelos

Emissão de 20 de Abril de 2017: Cabeça do Barcelos e Túmulo de Domingos Peres Sequeira (Paço dos Condes)

foto: Cabeça do Barcelos (Paço dos Condes)

 

foto: Túmulo de Domingos Peres Sequeira (Paço dos Condes)

 

Emissão de 12 de Abril de 2017: Paço dos Condes de Barcelos

 

Emissão de 5 de Abril de 2017: Balneário Castrejo de Galegos Santa Maria

 

Emissão de 29 de Março de 2017: Igreja Românica de Manhente

 

Emissão de 22 de Março de 2017: Convento de Vilar de Frades 3 (exterior do edifício)

 

Emissão de 8 de Março de 2017: Convento Vilar de Frades 2 (Sacristia, Claustros e Sala dos Azulejos)

 

Emissão 1 de Março de 2017: Igreja do Convento de Vilar de Frades