Voluntário argelino da SOPRO fala em experiência vivida em Barcelos

 

 

Mohamed Guerriche é da Argélia e participou no projeto de voluntariado Powerfull Volunteers, com duração de cerca de um ano em Barcelos. Mohamed foi acompanhado pela SOPRO, desde que chegou a Barcelos em Janeiro de 2020.

 

Agora que regressou ao seu país escreve um texto em que partilha a sua experiência. Com texto traduzido por Carolina Jardim, voluntária da Ilha da Madeira, do projeto de voluntariado Atlântida, percebemos que Mohamed  diz que “foi o melhor momento para descobrir uma nova cultura, linguagem, hábitos e também estilo de vida”.

 

Podemos ler que “Aqui em Portugal, este projeto de voluntariado foi mais do que participar num projeto Erasmus+ ou intercâmbio intercultural”, Mohamed diz que descobriu o seu “EU” e aprendeu “que as pequenas coisas podem mudar o mundo e também o fazer pequenas coisas ajudam-nos certamente a atingir os nossos objetivos”.

Mohamed lembra os seus “melhores momentos vividos com os idosos da Associação Humanitária de Rio Covo de Santa Eugénia (…) Nunca esquecerei os momentos passados a jogar dominó com o Senhor Alfredo, a pessoa mais velha do Associação Humanitária e o melhor jogador de dominó, bem como os momentos passados a jogar às cartas com a dona Lurdes”, acrescenta.

Remata o testemunho dizendo que “viver no estrangeiro especialmente em Portugal, que é um país histórico e com imensa cultura, é uma das melhores experiências” da sua vida, que não irá esquecer.

 

 

(foto: SOPRO)