“Barcelos que Cuida” assinalou o Dia Mundial do Cuidador Informal
O Auditório dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Barcelos acolheu, no passado dia 6 de novembro, a sessão “Barcelos que Cuida”, uma iniciativa promovida pela Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende, E.P.E. (ULSBE), com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Cuidador Informal.
A sessão teve início com a mesa de diálogo dedicada ao Estatuto do Cuidador Informal, moderada por Lucinda Barros, Coordenadora da ECL-RNCCI, e com comentário de Fátima Miguel, Diretora do Núcleo de Intervenção Social da Segurança Social de Braga.
Nesta mesa foram apresentadas as respostas da Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende e da Segurança Social, por Anabela Monteiro, Enfermeira da ULSBE, e Maria do Carmo, representante da Segurança Social.
Foi ainda apresentado o ProCuidador 2.0 – Programa de Intervenção com Cuidadores Informais, pelas Coordenadoras Vera Priegue da Associação Nacional AVC e Raquel Martins do Instituto S. João de Deus – ISJD, Barcelos, que partilharam a experiência de intervenção e capacitação junto de cuidadores informais no território.
O encontro terminou com a assinatura de protocolos de cooperação entre as entidades envolvidas, numa cerimónia que contou com as assinaturas de Tiago Gonçalves, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Barcelos/Esposende, Diogo Valadas Ponte, Diretor da Associação Nacional AVC, e Luís Daniel Fernandes, Diretor do Instituto São João de Deus -Barcelos
No momento de encerramento, os representantes das instituições enalteceram o papel das entidades parceiras no apoio, valorização e capacitação de quem cuida, reforçando o compromisso conjunto em promover políticas e práticas de proximidade, dignidade e reconhecimento dos cuidadores informais
