Comissão de Ética da ULS de Barcelos/Esposende tomou posse

 

 

 

Já tomou posse a Comissão de Ética da ULS Barcelos/Esposende. A instituição lembra em comunicado que os profissionais da Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE) “prestam um serviço essencial de natureza assistencial, que exige formação especializada e confiança da comunidade”. Neste sentido, realizou-se, dia 23 de julho, a tomada de posse da Comissão de Ética, cujas competências da Comissão constam do Decreto-Lei n.o 80/2018, de 15 de outubro, da Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE). A nova Comissão de Ética, nomeada na reunião de 11 de julho do Conselho de Administração, para um mandato de quatro anos, eventualmente renovável por igual período, é composta por Paulo Carvalho Barbosa, advogado, Raquel Vale, engenheira civil, e pelo padre João Vila Chã, juntamente com os membros da ULSBE, Daniela Simões, assistente do ramo de psicologia clínica da carreira de técnico superior de saúde, Gonçalo Fernandes, assistente graduado de anestesiologia, Maria João Peixoto, diretora dos serviços farmacêuticos, e Isabel Silva, enfermeira gestora.

Foram eleitos, de entre os seus membros, Gonçalo Fernandes, assistente graduado de anestesiologia da Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende, como presidente da Comissão, e como vice-presidente o Padre João Vila Chã.

A nova Comissão de Ética pretende dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido tanto nos cuidados de saúde hospitalares como nos cuidados primários, nomeadamente, contribuir para a observância de princípios da ética e da bioética na atividade da instituição, na prestação de cuidados de saúde e na realização de investigação clínica, em especial no exercício das ciências da saúde, à luz do princípio da dignidade da pessoa humana, como garante do exercício dos seus direitos fundamentais, bem como a integridade, confiança e segurança dos procedimentos em vigor na ULS.

 

(foto: ULSBE)