Distinção de artesãos marcou o encerramento da Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos

 

A homenagem, distinção e reconhecimento aos artesãos do concelho marcou o último dia da 40.ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos. Na habitual Gala, que decorreu este domingo à noite no Parque da Cidade, Luís Gonzaga Coelho foi distinguido com o “Prémio Carreira 2023”, pela sua vida dedicada ao Figurado.
Na categoria “Revelação”, Pedro Macedo venceu o prémio na categoria artesanato contemporâneo, enquanto Daniel Alonso arrecadou o prémio revelação artesanato tradicional.
No que respeita à distinção do Prémio Inovação, o 1.º lugar coube a Cristiana Sá (Pasta de Papel), na 2.ª posição ficou Mina Gallos (Figurado) e o 3.º posto foi para o artesão Testa (Ferro).
Na edição deste ano, estiveram também em destaque os Irmãos Baraça, que arrecadaram o Prémio Melhor Stand, seguidos da TerradoGallo, no segundo lugar, e E.F. na 3.ª posição.
Num recinto lotado, e com a participação da Orquestra Jovem de Barcelos, dirigida pelo Maestro Alfredo Macedo, a Gala de Artesanato 2023 prestou homenagem, a título póstumo, à artesã Maria Inês Ferreira (Bordado de Crivo), que faleceu no ano passado.

No fecho do certame, Mário Constantino, presidente da Câmara de Barcelos, fez alusão às palavras do Papa Francisco para sublinhar a valorização das gentes de Barcelos:

 

 

Mensagem final do presidente da Câmara de Barcelos no fecho de mais uma edição da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos que decorreu ao longo de dez dias no parque da cidade de Barcelos, com mais de 100 artesãos e varias associações locais e grupos convidados.

 

(fotos: Município Barcelos)