Hospital de Barcelos promove Ciclo de Conversas com a Psicologia no tratamento da obesidade na Infância
No Hospital de Barcelos, o Ciclo de Conversas com a Psicologia representa uma iniciativa da Unidade Funcional de Psicologia em colaboração com o Serviço de Pediatria, que visa abordar vários temas ao longo das suas sessões de periocidade bimestral, promovendo a literacia em saúde e o envolvimento de todos os colaboradores.
A sessão desta segunda-feira foi dedicada ao tema “Promoção na adesão no tratamento da obesidade na infância – técnicas de comunicação na relação terapêutica”.
Daniela Simões, Responsável da Unidade Funcional de Psicologia conduziu a sessão, na qual apresentou as caraterísticas da temática da obesidade como uma problemática de difícil intervenção, por um lado pelas suas caraterísticas fisiológicas, por outro pelas suas caraterísticas psicológicas.
Neste sentido, salientou a importância da comunicação que deve ser “encarada como um instrumento terapêutico e quando associada à constância de um mesmo profissional, cria a possibilidade de construção de vínculos de confiança, que garantirão a eficácia terapêutica.”
Explicou ainda que em contexto de consulta pediátrica devem ser analisados vários fatores, tais como a vulnerabilidade da criança/adolescente, tal como a avaliação de expetativas em relação à consulta, o nível motivacional e a literacia relativamente à Obesidade Infantil, entre outros fatores.
Relembrou ainda que é essencial que se evitem as adjetivações de forma a não potenciar o body shaming, tornando assim o ambiente de consulta num lugar seguro, de partilha e de descoberta de novas soluções e estratégias, personalizadas para cada criança ou adolescente.
No final da sessão, foi assinalado o papel quer dos profissionais de saúde, quer dos cuidadores, dos familiares e todos que participam no processo de crescimento das crianças/adolescentes, sob o tema “Crescer para cima… Ensinar à criança como se cresce para cima. Ensinar à criança com o que se cresce para cima. E o que se pode ensinar e negociar para se crescer para cima saudável”.
(foto: HSMM)