Instituto S. João de Deus de Barcelos e Associação Nacional AVC querem capacitar 150 Cuidadores Informais no concelho de Barcelos

 

 

O Instituto São João de Deus (ISJD) de Barcelos e a Associação Nacional AVC apresentam esta quarta-feira, o novo Projeto ProCuidador 2.0, um Programa de Intervenção com Cuidadores Informais que pretende capacitar 150 destes cuidadores no concelho de Barcelos.

 

O projeto alargou o seu âmbito e irá estabelecer parcerias com cinco Instituições – Entidades Parceiras de Execução, nomeadamente: Associação de Pais e Amigos da Criança | APAC – Grupos de Cuidadores Informais da Deficiência na Infância; a Associação RECOVERY IPSS – Grupos de Cuidadores Informais da Doença Mental na Infância; ISJD – Areias de Vilar – Grupos de Cuidadores Informais do Autismo; Liga Portuguesa Contra o Cancro – Grupos de Cuidadores Informais de Oncologia e a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos – Grupos de Cuidadores Informais da própria condição de Envelhecimento

 

As duas Entidades Coordenadoras também serão Executoras, pois irão continuar a desenvolver Grupos de Cuidadores Informais na área das Demências e na Doença Mental em Adultos (ISJD – Barcelos) e na área dos AVC’s, alargando ainda para outras Doenças Cerebrovasculares (Associação Nacional AVC).

 

Nesta nova versão, o Projeto conta com a Câmara Municipal de Barcelos, na qualidade de Investidor Social, uma rede de Entidades que cuidam dos Cuidadores Informais, acima designadas, e além disso perspetiva uma articulação de proximidade com a ULS Barcelos/Esposende e com o Instituto da Segurança Social, I.P. como Parceiros Estratégicos de Referenciação.

A versão inicial do ProCuidador foi um projeto que foi implementado no concelho de Barcelos, entre junho de 2021 e dezembro de 2022, por circunstância do Covid 19, e que se materializava num programa de intervenção dirigido a Cuidadores Informais de Pessoas com Demência ou AVC, executado pelo ISJD – Barcelos e pela Associação Nacional AVC, sendo promovido pelo Município de Barcelos, através do Financiamento do Norte 2020.

“Do acompanhamento desenvolvido no primeiro projeto do ProCuidador, que capacitou 45 Cuidadores Informais, percebeu-se, a partir dos resultados da intervenção, uma melhor perceção dos cuidadores quanto ao seu papel e as diferentes dimensões que o envolvem, estando também mais conscientes e competentes para o desafio de cuidar. Foi também notória, a perceção dos efeitos desta “missão” ao nível da sobrecarga, da ansiedade e da depressão, que acabaram por se revelar fatores preocupantes para os quais os Cuidadores Informais não estavam tão despertos”, esclarecem as Entidades Executoras da versão inicial do ProCuidador.