Marketing digital em 2025: estratégias eficazes para atrair e fidelizar clientes
As velhas fórmulas de captação de clientes através de mupis, cartazes de grande dimensão à beira da estrada ou até de panfletos promocionais estão a ficar fora de moda, e tudo devido ao digital.
As redes sociais são, atualmente, as praças do mundo moderno. É através delas que não só comunicamos, como também nos deparamos com promoções exclusivas e outros tipos de oportunidade para comprar com benefícios em lojas online ou físicas.
Neste paradigma, o Marketing Digital ganha espaço e torna-se uma área que merece uma atenção especial da parte dos negócios portugueses, independentemente da sua dimensão ou dos canais de venda que utilizam, já que é o segredo para mais vendas e clientes mais satisfeitos.
O que mudou no marketing digital e o que esperar para 2025
Depois do entusiasmo inicial que se abateu sobre quem começou a utilizar a Internet para publicitar e cooptar público para os seus negócios e que resultou em campanhas que tinham tanto de ingénuo, como de pitoresco, o universo do Marketing Digital profissionalizou-se e soube atualizar-se à medida que as tecnologias digitais foram evoluindo.
Um exemplo claro desta mudança está nos layouts dos sites que, longe dos amadorismo e confusão iniciais, hoje são um dos principais responsáveis por cativar ou repelir clientes, assim como pela forma como se comunicam campanhas promocionais que, atualmente, mesclam vídeo, música e texto para chamarem a atenção do público.
Muito mudou (e nem sequer falámos ainda dos influenciadores, elementos fundamentais na economia de Marketing Digital contemporânea), mas, chegados aqui, o que podemos esperar desta área para 2025?
Inteligência Artificial: eficiência na criação de conteúdos, mas com limites emocionais
O primeiro destaque vai para a Inteligência Artificial (IA), que une a criação de conteúdos automatizados em vídeo, áudio e texto à compilação e análise de dados.
Apesar de simplificar a vida a quem deseja publicitar os seus produtos e serviços, a IA carece de toque humano/emoção, o que pode complicar a tarefa de captar clientes.
Inclusão e sustentabilidade como pilares de valor da marca
Outra das grandes tendências para 2025 na área do Marketing Digital passa pela aposta em meios e narrativas inclusivas e sustentáveis.
Abrir a narrativa (e até os próprios produtos e serviços) a minorias ajuda a empresa a alcançar um leque de potenciais clientes mais alargado e a ser percebida como uma organização com princípios éticos e responsabilidade social, algo que, como em tempos mais recentes, também passa por um olhar atento à sustentabilidade.
Marketplaces: de pontos de venda a canais de comunicação
Por último, temos a conversão de marketplaces em plataformas de marketing que aproveitam o grande fluxo de clientes que atraem para disseminar anúncios (pagos ou não) sobre campanhas promocionais ou lançamentos de novos produtos.
Estratégias de atração: SEO, redes sociais e conteúdo relevante
Apesar de as grandes tendências do momento passarem, como vimos, pela IA ou por anúncios em plataformas de grande tráfego, é essencial que não se descurem as estratégias de atração de clientes que já deram mostras de eficácia, como é o caso do SEO (Search Engine Optimization).
Na prática, o SEO é um conjunto de técnicas que permite a uma empresa ou marca alcançar melhores resultados nos motores de pesquisa e, consequentemente, uma maior visibilidade junto de um maior número de pessoas, o que, em última instância, resultará numa maior taxa de conversão, ou seja, em mais vendas.
Além do trabalho de adequação de um site para dispositivos móveis e estratégias de link building, o SEO está muito dependente do conteúdo a ser trabalhado, e é aqui que entra a necessidade de a marca produzir imagens, textos, vídeos e áudios que despertem interesse no público-alvo.
Esse conteúdo bem trabalhado (com palavras-chave, links, etc.) de forma a responder aos desejos dos consumidores, funcionar nos motores de pesquisa e ter potencial “viral” nas redes sociais.
Técnicas de fidelização: automação, personalização e CRM
Atrair um consumidor para o seu site ou para a sua loja física através de conteúdo digital não é difícil; o mais complicado é fidelizá-lo.
Automação e atendimento contínuo: fidelizar com IA
Neste campo da fidelização, teremos de contar com a automação das respostas, aproveitando, nesse sentido, a IA para criar canais de suporte e atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana baseados em chatbots, mas não só.
Personalização da jornada de compra em todos os pontos de contacto
A automação e, sobretudo, a personalização de toda a jornada de compra, devem estender-se a todos os ramos do negócio, especialmente no rastreamento de encomendas e no momento do pagamento, inclusive em loja física.
Pagamentos contactless e a experiência de compra sem fricção
Quer online, quer em lojas de comércio tradicional, os consumidores esperam não encontrar obstáculos no momento de pagarem as suas compras, e isso consegue-se ao prestarmos atenção aos hábitos de consumo vigentes que se consubstanciam na preferência pelos pagamentos contactless com cartão e carteiras digitais no canal de retalho tradicional e nos pagamentos online no canal digital.
Sublinhe-se que, no caso específico do contactless, tecnologia que permite o pagamento de compras pela aproximação de um cartão ou smartphone a um TPA (terminal de pagamento automático), este já tem um peso na faturação no comércio a retalho em Portugal perto de 60% (de acordo com o último “Relatório dos Sistemas de Pagamentos” 2024 do BdP), o que indica a pertinência da sua oferta aos clientes.
CRM: a ferramenta essencial para acompanhar e satisfazer o cliente
Como deve acontecer em todas as estratégias de Marketing Digital, todo este enfoque na satisfação do cliente deve ser monitorizado, por exemplo, com a ajuda de uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente).
Um CRM é um software que ajuda as marcas e empresas a analisarem e gerirem as interações que mantêm com os seus clientes, com vista a corrigirem erros, aumentarem o grau de satisfação de quem compra e, consequentemente, as vendas efetuadas.
Dados: o motor das campanhas personalizadas e eficazes
“Os dados”, como já escreveu alguém, “são o ouro negro do séc. XXI”, e isso é de extrema importância quando falamos de captação de clientes.
Através dos dados que os clientes deixam durante as suas compras, como a frequência das mesmas, o ticket médio (valor médio gasto), a idade, o género ou o tipo de produtos e serviços mais requisitados, é possível criar campanhas mais personalizadas e especialmente dirigidas a um determinado público-alvo, conseguindo, desta forma, aumentar as vendas.
Google Analytics: compreender o comportamento digital do cliente
Esta atenção dada às especificidades de cada potencial cliente tem na ferramenta Google Analytics um excelente aliado, já que dá conta de quantos visitantes recebeu um site ou uma página de rede social, de quanto tempo esses visitantes lá passaram, o que leram/viram e de onde vêm.
Devidamente analisados e tratados estes dados, a empresa pode criar estratégias de Marketing Digital mais assertivas e com melhor desempenho.
Erros a evitar no Marketing Digital de pequenas e médias empresas
Da mesma forma que, quando bem trabalhado, o Marketing Digital pode ajudar uma empresa a crescer e eliminar o atrito que impede um cliente de efetuar uma compra, há erros que podem deitar todo o trabalho a perder. São eles:
⦁ Não definir objetivos claros: a falha da sistematização de uma estratégia de marketing leva a que a empresa navegue ao sabor da corrente e transmita aos potenciais clientes uma perceção de desorganização que em nada contribui para a importante identificação do consumidor com a marca;
⦁ Negligenciar o público-alvo: a melhor forma de uma loja perder clientes é tentar agradar a todos, especialmente ao mudar a sua identidade para tentar conquistar um público que, dificilmente, algum dia comprará os seus produtos ou contratará os seus serviços. Personalizar a experiência de compra e agraciar os clientes mais leais com promoções exclusivas deve ser obrigatório;
⦁ Ausência de conteúdo relevante: a forma como uma marca se dá a conhecer aos seus potenciais clientes deve ser tratada com pinças. Isto significa, antes de mais, responder às dúvidas e anseios dos mesmos, bem como “entreter” o público-alvo com textos, imagens e vídeos que vão ao encontro dos seus interesses;
⦁ Não analisar os resultados das campanhas: através da análise dos dados das campanhas de Marketing Digital, as PMEs podem corrigir erros, eliminar obstáculos e identificar o que funcionou bem;
⦁ Ignorar as redes sociais: como já sublinhamos, as redes sociais são o principal ponto de encontro para a maioria dos cidadãos e a forma mais fácil e acessível de tornar uma marca relevante. Olvidar este mecanismo é o mesmo que perder clientes e oportunidades de negócio.