Município de Barcelos vence Prémio europeu “Destino de Turismo Cultural Sustentável”

 

 

O Município de Barcelos foi distinguido internacionalmente com o Prémio Europeu de ‘Destino de Turismo Cultural Sustentável’ promovido pela ECTN – European Cultural Tourism Network, na cerimónia que decorreu no passado dia 24 de Outubro, na cidade de Granada, em Espanha, no seguimento da candidatura realizada em Julho passado na categoria “Contribuições das indústrias culturais e criativas (ICCs) para o turismo cultural”, com o   tema “Barcelos Cidade Criativa – Contribuições do Artesanato e da Arte Popular como caminhos para um turismo mais sustentável”.

Num comunicado do Município lê-se que “em Barcelos, a criatividade das nossas gentes  marca a nossa identidade socioeconómica, mas acreditamos que essa realidade se pode catapultar para outros patamares, com a visibilidade internacional que temos conseguido dar a Barcelos, nomeadamente através das redes internacionais que trabalham o registo da Criatividade, como a Rede das Cidades Criativas da UNESCO e a Creative Tourism Network”.

Os prémios em questão existem desde 2014  e funcionam como incentivo a uma  consciencialização ética  relativamente à importância da  sustentabilidade no sector. A edição 2019 dos Prémios foi organizada pela ECTN em parceria com a Europa Nostra, a Comissão Europeia de Viagens e apoiada pela Rota Cultural Iter Vitis do Conselho da Europa.

A ECTN  é única rede pan-europeia que se dedica integralmente  ao desenvolvimento e promoção de acções que se destinam à implementação de estratégias de turismo cultural tendentes ao desenvolvimento de um sector verdadeiramente sustentável.

 

(foto: Município de Barcelos)