Unidade Local de Saúde Barcelos/ Esposende termina 2024 com saldo positivo

 

 

 

A Unidade Local de Saúde Barcelos/Esposende (ULSBE) encerrou o ano de 2024 com um prazo médio de pagamento a fornecedores de 34,97 dias e um resultado líquido positivo de 3,7 milhões de euros. “Estes resultados permitem a amortização da dívida e o cumprimento de compromissos junto dos fornecedores, assegurando a estabilidade financeira da instituição”, refere uma nota de imprensa depois da sessão de apresentação do Plano de Desenvolvimento Organizacional para 2025.

 

Na sessão, o Presidente do Conselho de Administração, Tiago Gonçalves, destacou a “importância da monitorização contínua dos serviços e unidades, garantindo um acompanhamento rigoroso dos dados de atividade assistencial e dos projetos em curso na ULSBE”, pode ler-se no comunicado.

 

O Plano de Desenvolvimento Organizacional 2025 assenta em seis eixos estratégicos fundamentais: Acesso, Equidade e Efetividade dos Cuidados; Integração de Cuidados centrada na Pessoa; Governação e Sustentabilidade; Comunicação e Partilha de Informação; Inovação, Valorização e Investigação; e Reforço da Ligação com a Comunidade.

 

Entre as principais medidas apresentadas, destacam-se o desenvolvimento da App MyULSBE, a ampliação da carteira de serviços, a otimização de respostas pós-alta e a descentralização das consultas de especialidades médicas. Além disso, foi realçada a aposta na expansão da hospitalização domiciliária e na implementação de projetos inovadores na área da saúde digital, como a teleconsulta e a telemonitorização.