Unidade Saúde Local promove apoio ao cuidador informal com a rubrica “Juntos no Cuidar”
A Unidade de Saúde Local Barcelos/ Esposende tem vindo a promover a rubrica “Juntos no Cuidar” que dá apoio ao cuidador informal.
Este serviço nasceu para dar resposta às necessidades expressas e observadas aquando das visitas domiciliárias realizadas no âmbito do estatuto do cuidador informal. Foi criada a rúbrica “Juntos no Cuidar”, que comtempla um plano anual de atividades composto por sessões de grupos de apoio e partilha trimestrais, workshops, caminhadas, sessões de bem-estar e mindfulness.
Esta rubrica iniciou no passado mês de março de 2024, sendo que, todas as atividades realizadas “constituíram oportunidades de partilha de experiências, emoções e estratégias para lidar com os desafios diários do cuidar, entre os cuidadores que aderiram”, refere uma nota de imprensa. Todas as atividades visam fornecer informação, apoio e promover a autoestima, confiança e estabilidade emocional, além de fomentar as relações positivas e minimizar o isolamento social.
Os profissionais envolvidos neste projeto reiteram a sua vontade e comprometem-se em continuar a apoiar os cuidadores informais, reconhecendo a importância do seu papel na sociedade e trabalhando para garantir que tenham o suporte necessário para realizar suas funções com dignidade e eficácia
Recorde-se que em Barcelos e em Esposende foi criado o grupo de trabalho do Estatuto do Cuidador Informal, no primeiro semestre de 2023, em cumprimento do quadro legal que regula os direitos e deveres do cuidador e da pessoa cuidada e estabelece as respetivas medidas de apoio.
Ao cuidador com estatuto do cuidador informal reconhecido, nos termos legalmente previstos, é atribuído um profissional de referência da segurança social e um profissional de referência da saúde, aos quais compete realizar um acompanhamento de proximidade com a pessoa cuidada e cuidador informal, os quais devem, em sintonia, garantir a mobilização dos recursos disponíveis, assegurando os apoios e serviços necessários, atendendo às necessidades de cuidados de saúde e de apoio social identificadas.
A Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE) tem respondido de forma ativa no quadro da operacionalização do Estatuto, proporcionando acompanhamento contínuo e personalizado aos cuidadores informais. Este acompanhamento é realizado por uma equipa multidisciplinar composta por enfermeiros das Unidades de Cuidados na Comunidade da ULSBE e técnicas superiores do Serviço Social.
O projeto tem tido o apoio dos Municípios – Município de Barcelos e de Município de Esposende que se tornaram parceiros significativos na resposta às necessidades.
Até ao momento, a ULSBE recebeu mais de 300 requerimentos de cuidadores informais solicitando apoio, o que reflete a necessidade e a importância deste tipo de suporte na comunidade.
Este acompanhamento é efetuado semestralmente por visitas domiciliárias, onde é realizado um diagnóstico das necessidades do cuidador e delineado um plano de intervenção. As visitas domiciliárias tiveram início em junho de 2023.

(foto: ULSBE)