Profissionais de saúde e comunidade em geral devem estar sensibilizados para importância dos Cuidados Paliativos

 

 

«Não Deixe Ninguém para Trás – Equidade no Acesso aos Cuidados Paliativos» é o tema adoptado para celebrar o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que se assinalou a 9 de outubro, mas que o Hospital Santa Maria Maior em Barcelos lembra ao longo desta semana.

 

Para a coordenadora da Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos, a médica Marta Gomes, é fundamental que os cuidados paliativos cheguem ao domicílio:

 

 

A equipa multidisciplinar de suporte em cuidados paliativos do Hospital de Barcelos é composta por dois médicos, dois enfermeiros, uma assistente social, uma psicóloga e um assistente espiritual, e esta semana, sensibiliza para a importância deste serviço, que carece de meios humanos, daí que toda a comunidade seja sensibilizada. No entanto, a sensibilização passa também pelos profissionais de saúde do serviço de pediatria que não se especializam nesta matéria, como alerta a directora do serviço de pediatria de Barcelos, Goreti Lobarinhas:

 

 

Só no âmbito da consulta externa, esta Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos atendeu, em 2020: 82 primeiras consultas e 265 consultas subsequentes, totalizando 347 consultas a 136 Doentes e recentemente foi criada uma consulta de luto para apoiar os mais próximos, face à perda sentida.

Joaquim Barbosa é o presidente do Conselho de Administração do Hospital Santa Maria Maior em Barcelos, admite carência de meios no serviço de saúde, mas reconhece que existe uma atenção constante em melhorar o serviço face à realidade de uma maior longevidade de vida para os doentes crónicos:

 

 

 

 

Esta semana a Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos sensibiliza para os cuidados paliativos e idealizou a atividade designada por «O Jardim das Borboletas», à entrada das visitas no Hospital de Barcelos para sensibilizar a comunidade em geral.