O Estatuto Editorial da Rádio Local de Barcelos respeita as exigências impostas pelo artigo 38.º (Liberdade de Imprensa e meios de comunicação social), e traça como objetivos fundamentais; contribuir para o crescimento e desenvolvimento regional e local, fomentar a ligação ao tecido empresarial local, e potenciar uma informação, e programação predominantemente vocacionada para o concelho a que se dirigi, Barcelos. Nesse sentido, a Radio Local de Barcelos segue uma estreita linha do direito dos cidadãos à informação, que prevalece sobre quaisquer outros objectivos instrumentais, sejam comerciais ou culturais.

A Rádio Local de Barcelos, a emitir em 91.9 fm para todo o concelho de Barcelos, assegura serviços noticiosos, produzidos por jornalistas profissionais e enquadrados por um director de informação, perseguindo o princípio constitucionalmente protegido do direito à liberdade de expressão e informação, exigindo recorrentemente um exercício profissional cujo quadro ético é balizado pela dignidade humana, e só por ela limitado com especial enfoque para a cidade e concelho de Barcelos.

Como consta na programação apresentada, a Rádio Local de Barcelos produz e difunde diariamente serviços noticiosos regulares, respeitando os intervalos de tempo exigidos pela Lei da Rádio, e no cumprimento do nº 1 do art 34.º da Lei da Rádio, adopta um estatuto editorial que define claramente a orientação e objectivos, com o compromisso de respeitar os direitos dos ouvintes, a ética profissional e, nos casos aplicáveis, os princípios deontológicos do jornalismo. Ainda, e sobre a cobertura local, os serviços de programas asseguram a produção própria de um mínimo de cinco serviços noticiosos respeitantes a área geográfica abrangente, Barcelos, cidade – concelho, transmitidos entre as 7h e as 24 horas, mediando entre eles um período de tempo não superior a três horas.

A Rádio Local de Barcelos cumpre em toda a plenitude o nº 5 do art 34.º da Lei da Rádio disponibilizando os serviços de programas radiofónicos, em suporte adequado ao seu conhecimento pelo público, em especial nos respectivos sítios electrónicos, como é o caso da página da na internet, em www.radiobarcelos.pt .

A Rádio Local de Barcelos é uma estação privada de radiodifusão local, de conteúdo generalista.

A Rádio Local de Barcelos é independente de quaisquer poderes instituídos ou particulares, respondendo apenas perante a empresa de comunicação de que dimana.

A Rádio Local de Barcelos desenvolve a sua actividade no respeito pelos princípios da ética e da deontologia profissionais, não prosseguindo apenas fins comerciais, não abusando da boa-fé dos ouvintes nem encobrindo ou deturpando a informação.

A Rádio Local de Barcelos exerce a sua actividade com responsabilidade, não transmitindo programas ou mensagens que atentem contra a dignidade da pessoa humana, incidem à violência ou sejam contrários à lei penal.

A Rádio Local de Barcelos reconhece a importância da promoção do progresso social e cultural, da consciencialização política e social dos portugueses e do reforço da unidade nacional:

Propondo uma forma diferente de encarar a vida, no sentido de uma vivência mais solidária nas relações entre os homens e destes com a Terra que os alberga.

Assegurando o pluralismo ideológico, a livre expressão e confronto das diversas correntes de opinião, o rigor e a objectividade da sua programação.

Apostando numa informação diversificada, abrangendo os mais variados campos da actividade, de forma a corresponder aos interesses de um público plural.

Garantindo a defesa e a difusão da língua e cultura portuguesas, com vista ao reforço da identidade nacional e da solidariedade entre os portugueses.

Defendendo a aproximação, e um melhor conhecimento mútuo entre cidadãos portugueses e estrangeiros.

Promovendo a criação de programas educativos e formativos, dirigidos a todos os grupos etários, com diferentes níveis de habilitações, a grupos socio-profissionais e a minorias culturais.

A Rádio Local de Barcelos defende o primado de um desenvolvimento regional harmonioso, que privilegie o nosso património natural e cultural, e contribua para um progresso autêntico da região em que se insere;

– Propondo o respeito pelo património natural e cultural da nossa região, o Minho.

– Assegurando uma programação radiofónica em que são contemplados problemas e modos de expressão de índole local e regional.

– Apostando na preservação e divulgação dos valores característicos da região minhota.

– Garantindo a difusão de informações com particular interesse para o âmbito geográfico da sua audiência.

– Defendendo o estreitamento de relações solidariedade, convívio e boa vizinhança entre as populações abrangidas pelas suas emissões.

– Promovendo a integração das comunidades estrangeiras residentes na região minhota.