Barlos convida para terceira edição com afirmação na agenda cultural de Barcelos
Realiza-se sábado, dia 28 de setembro, a terceira edição do Barlos, evento que quer questionar e desafiar o presente e futuro da olaria e figurado de Barcelos através de diferentes expressões artísticas.
A ter lugar entre as 10:00 e as 4:00, o Barlos conta, este ano, com os concertos de Maria Reis – que aqui apresenta o seu mais recente disco Suspiro; os locais Xauxau Dodô e a performance em arruada da Banda Plástica de Barcelos. Haverá ainda espaço para o clubbing com proposta para fazer a festa: Dj Farofa. No entanto, o programa apresenta também workshops, exposições, feira e este ano como novidade uma rádio temporária.
A essência do projeto é apresentada por Hugo Cunha da organização do Barlos que está acompanhado por Jorge Carvalho dos Xauxau Dodô, numa conversa com a jornalista Sandra Veloso Fernandes

O primeiro workshop de olaria aconteceu a 21 de setembro com Daniel Afonso e João Lourenço e, este sábado 28 de setembro, são as oficinas de modelação com Irmãos Mistérios, António Ramalho e Mina Gallos; e de pintura de figurado com Prazeres Côta. A participação nas oficinas é limitada a 10 pessoas e implica inscrição através do website do evento.
Promovendo a exploração de novos territórios no que à olaria e artesanato diz respeito, o Barlos integrará uma exposição de Juliana Julieta com curadoria de Paula Pinto. Ao longo do dia, entre as 14:00 e as 17:00, será ainda possível visitar a Feira do Barlos, composta por propostas em diferentes áreas da olaria e do artesanato, numa mistura entre o tradicional e o contemporâneo.
À terceira edição, o Barlos inaugura uma rádio temporária que estará em emissão, ao longo de 12 horas, no centro comercial que dá nome ao evento, no centro de Barcelos. Os programas serão realizados ao vivo por artistas e pessoas curiosas pelo formato radiofónico que responderam à open call lançada.
O programa do Barlos inclui ainda conversas e refeições temáticas. O ponto central será, como sempre, o Centro Comercial Barlos, sendo que as atividades se estendem também a outras zonas do centro histórico de Barcelos. À excepção das oficinas com artesãos locais e das refeições temáticas a participação nas restantes atividades é gratuita.


