“Presépio a 7 Artes” é inaugurado sexta-feira na Sala Gótica dos Paços do Concelho
O “Presépio a 7 Artes” que, desde 2022, é feito na Sala Gótica dos Paços do Concelho, é inaugurado na próxima sexta-feira, pelas 17h30, numa cerimónia que antecede a abertura da programação da “Magia de Natal”, prevista para as 18h30, com o concerto dos The Classic, e com a contagem decrescente para a ligação das iluminações desta época festiva, às 19h00, no Largo da Porta Nova.
Patente ao público até ao dia 31 de janeiro de 2025, o “Presépio a 7 Artes” reúne criações de 50 artesãos de Barcelos, das mais variadas artes e ofícios populares do território do concelho.
Patente ao público até ao dia 31 de janeiro de 2025, o “Presépio a 7 Artes” reúne criações de 50 artesãos de Barcelos, das mais variadas artes e ofícios populares do território do concelho.
Barcelos, que ostenta o título de cidade criativa da UNESCO, é um território particularmente fértil nas artes e ofícios tradicionais, sendo o presépio uma das criações mais relevantes do figurado local. Neste contexto, o “Presépio a 7 Artes”, além do simbolismo que encerra, é também uma homenagem e um elogio ao artesanato local, não só patente nas produções barristas, mas também nos trabalhos em madeira, ferro, cestaria, bordado de crivo, e em expressões contemporâneas de artesanato, caso da pasta de papel.
Neste presépio, encontram-se criações de: (por ordem alfabética) Agostinho Coelho, Alberto Pinto; Ana Baraça; António Ramalho; António Salgueiro; Bernardino Coelho; Carlos Dias; Carolina André; Cidália Trindade; Conceição Messias; Conceição Sapateiro; Daniel Alonso; Domingos Ferreira; Domingos Mistério; Eduardo Barbosa; Eduardo Pias e Jesus Pias; Ermelinda Araújo; Fernando Baraça; Fernando Morgado; Fernando Russo; Inês Machado; Irene Salgueiro; Irmãos Baraça; Irmãos Mistério; João Ferreira; João Rêgo; Joaquim Esteves; Joaquim Messias; Joaquim Pinto; Júlia Côta; Júlia Martins; Júlia Ramalho; Júlio Alonso; Júlio Martins Ferreira; Laurinda Pias; Lourdes Ferreira; Luísa Pereira; Manuel Carvalho; Manuel Macedo; Maria Sineta; Mina Gallos; Nelson Oliveira; Prazeres Côta; Renato Mendanha; Rosa Côta; Rosa Portela; Rosa Ramalho; Telmo Macedo; e Teresa Ramalho.
O presépio pode ser visitado na Sala Gótica dos Paços do Concelho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 12h e das 14 às 17 horas.