ACIB alerta que região do Cávado e do Ave vive momento difícil no têxtil/vestuário

 

 

 

A ACIB – Associação Comercial e Industrial de Barcelos alerta para o momento difícil no sector têxtil e do vestuário. Uma preocupação sustentada na recente publicação do INE sobre as exportações evidencia o reforço do peso das exportações da região Cávado/Ave no contexto nacional e o seu contributo para o superavit da balança de pagamentos. A região Norte aporta 2425 milhões de euros de superavit, dos quais 2409 são provenientes da região Cávado/Ave.

 

Apesar deste peso nacional a região tem na comparação 2023-2024 valores negativos. As exportações no Cávado decresceram 0,7% e no Ave 3,4%. Entre os principais concelhos da Região o concelho de Barcelos foi o que mais sofreu, desceu globalmente 9% o seu valor de exportações e no setor têxtil/vestuário a descida foi de 12,2%; confirmando a recessão que se verificou neste setor e no concelho de Barcelos.

 

Em comunicado, a ACIB sublinha que  perante “uma queda tão acentuada nas exportações do têxtil/vestuário num concelho que depende em 70% desse mesmo setor obriga à tomada de medidas concretas e de forma rápida, coordenada e em cooperação”, nomeadamente entre Câmara de Barcelos e Associação Industrial.

 

(foto: ACIB/DR)