Secretários Clínicos reforçam protagonismo no SNS em Encontro promovido, em Barcelos, pela USF-AN

 

Realizou-se no passado dia 10 de maio de 2025, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos, o 10.º Encontro Nacional dos Secretários Clínicos, uma iniciativa promovida pela Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN), que reuniu profissionais de todo o país para refletir sobre o papel crescente destes profissionais no sistema de saúde e os desafios associados à sua prática.

A sessão de abertura esteve a cargo da barce4lense Andreia Monteiro, presidente do encontro, que, no seu discurso, sublinhou o significado deste momento como “uma verdadeira celebração do papel essencial que cada um desempenha no funcionamento, na coesão e na qualidade dos cuidados de saúde prestados diariamente nas unidades de saúde”.

A sessão institucional contou com a participação de Nelson Magalhães, vice-presidente da USF-AN,  Tiago Gonçalves, presidente do Conselho de Administração da ULS Barcelos-Esposende, e António Ribeiro, vereador da Saúde da Câmara Municipal de Barcelos. As intervenções reforçaram a necessidade de garantir a inclusão efetiva dos secretários clínicos nas decisões estratégicas das equipas de saúde e nos processos de reforma em curso no SNS.

Entre os temas debatidos ao longo do dia, destacaram-se “Navegar na Era Digital com Inteligência Emocional”, com uma reflexão sobre os desafios da comunicação, da empatia e da humanização no seio das equipas, num contexto cada vez mais digitalizado, e “Sistema de Dados Mestre e IDE”, onde foram discutidos os desafios associados à utilização do SDM como ferramenta de gestão de dados, que integra informações de referência para a organização de cada unidade funcional e da importância do IDE para a estimulação da qualidade dos cuidados e da integração de serviços. Já no painel “SIADAP 3 – 2025: O que muda na avaliação dos trabalhadores?”, foram discutidas as alterações ao modelo de avaliação da Administração Pública, com impacto direto na prática dos secretários clínicos.

O encontro terminou com um espaço de diálogo entre participantes e a Direção da USF-AN, que reforçou o seu compromisso com a luta por um plano de carreira justo, formação contínua e reconhecimento profissional para os secretários clínicos.

“Este encontro dá-nos voz, visibilidade e capacidade de cocriar soluções. Somos o primeiro rosto de acolhimento nas unidades e queremos continuar a construir um SNS mais próximo, mais humano e mais eficiente”, afirmou Andreia Monteiro no encerramento.

A organização agradeceu o apoio do IPCA, da Câmara Municipal de Barcelos e da ULS Barcelos-Esposende, bem como o envolvimento ativo dos preletores, moderadores e da comissão organizadora.