Carlos Moreira homenageado com o Prémio Carreira na 42.ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos

 

 

A 42.ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos terminou este domingo com a Gala do Artesanato que terminou com a entrega do Prémio Carreira ao mestre artesão Carlos Moreira, que há 60 anos dedica a sua arte a trabalhar a madeira. O Prémio Carreira, entregue pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes, é a mais alta distinção da Mostra e pretende reconhecer uma vida inteira dedicada ao artesanato, à valorização do território e à afirmação de Barcelos como referência mundial nesta área.

A cerimónia abriu com homenagem póstuma ao mestre funileiro Luís Oliveira Faria, de Carapeços, cuja arte enriqueceu durante décadas o nome de Barcelos. A distinção foi entregue à família pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes. Foi também homenageado o artesão Silvestre Lopes Duarte, vencedor do “Prémio Artesanato Tradicional” na Feira Internacional de Artesanato de Lisboa, reconhecido pelo seu trabalho de excelência em tecelagem em linho.

O Prémio Inovação, dedicado ao tema “700 anos de Caminhos”, foi decidido por um júri composto por Teresa Costa (Certifica), Karine Pascual (Associação Espanhola de Profissionais de Cerâmica) e Miguel Esteves (Casa da Criatividade). Em 1.º lugar, ficou Eduardo Pias, seguindo-se Daniel Alonso (2.ºlugar), e Pedro Macedo conquistou o 3.º lugar.
O júri atribuiu ainda menções honrosas aos artesãos Pinha, Ercília Filipa e Laurinda Pias.
O Prémio Melhor Stand, entregue por Jorge Cruz, Presidente da EMEC, distinguiu Joaquim Pinto com o 1.º lugar. Fátima Miranda ficou em 2.º lugar e Original ficou em 3.º lugar.
A vereadora da Cultura e Artesanato, Elisa Braga, entregou dois prémios revelação: o Prémio Revelação Artesanato Contemporâneo, arrecadado por Renato Mendanha, artista local da olaria contemporânea, que alia tradição e modernidade com peças inovadoras. E o Prémio Revelação Artesanato Tradicional, que foi entregue a Domingos Francisco, jovem artesão autodidata apaixonado pelo figurado tradicional barcelense.

A gala contou com a direção musical do maestro Alfredo Macedo, acompanhando as vozes de Débora Faria e João Miranda num tributo ao rock português.

Carlos Moreira – Prémio Carreira
 
Domingos Francisco -Prémio Revelação Artesanato Tradicional
 
Renato Mendanha – Prémio revelação Artesanato Contemporâneo
Melhor Stand: Fátima Miranda (2º), Joaquim Pinto (1º) e Original (3º)
Prémio Inovação: 1º lugar para Eduardo Pias, 2º Daniel Alonso, 3º Pedro Macedo
Menções honrosas para Manuel Machado, Ercília Filipa e Laurinda Pias
Silvestre Lopes Duarte recebe Reconhecimento do Município
Família do mestre funileiro Luís Oliveira Faria  no momento de homenagem a título póstumo
(fotos: Município Barcelos)