Barcelos Sénior abre ano letivo em novas instalações

 

A Barcelos Sénior assinalou, segunda-feira, a abertura das suas novas instalações e o arranque do ano letivo, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, e do vereador da Ação Social, António Ribeiro.
O espaço inaugurado permite aumentar a capacidade da Barcelos Sénior. Trata-se de uma extensão das antigas instalações, que passaram agora a destinar-se apenas à parte administrativa e à criação de áreas para o convívio e lazer de ex-alunos, designadamente num novo espaço verde e na biblioteca.
Atualmente, frequentam a Barcelos Sénior cerca de 230 alunos, 70% com formação superior, com idades compreendidas entre os 50 e os 85 anos.
Com 28 professores, são lecionadas 50 disciplinas nas áreas da História da Religião e das Religiões, Tradições e Cidadania, História, Património, Filosofia do Pensamento e das Ideias, Portugal Lés a Lés, Latim, Leituras Encenadas e Declamação, Informática e Teatro, Ginástica, Hidroginástica, Dança, Informática, Pintura, Fotografia e Multimédia, Olaria, Teatro, Canto, Formação Musical, Cavaquinhos, Guitarra, Piano, Pilates e Yoga.

Popularmente conhecida como Universidade Sénior de Barcelos, a Barcelos Sénior é uma associação cultural de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 2012, por iniciativa do Pelouro da Ação Social do Município de Barcelos, em parceria com diversos organismos e entidades do concelho e com cidadãos e personalidades das áreas da cultura e do ensino.
A Barcelos Sénior está instalada na Rua da Igreja, n.º 37, na freguesia de Vila Frescainha (São Martinho).
Além de Mário Constantino Lopes e António Ribeiro, a cerimónia de inauguração da nova sede contou com a presença de representantes de várias instituições sociais e culturais do concelho, dos vários alunos, assim como do presidente da Direção da Barcelos Sénior, Nuno Pires, e de vários elementos da direção.