Instituto S. João de Deus de Barcelos promove iniciativas culturais de combate ao estigma

 

 

O Instituto São João de Deus – Barcelos organiza, ao longo do mês de outubro, um conjunto de iniciativas no âmbito do Mês da Saúde Mental, convidando todos a participar, refletir e agir, já que a saúde mental é um pilar essencial do bem-estar individual e coletivo, mas continua a ser um dos temas mais marcados pelo estigma e pelo silêncio

O programa destaca :

·         Exposição de Arte “100 Anos de Arte-Psicoterapia” – trabalhos realizados por utentes nos ateliers de atividades ocupacionais – inauguração no dia 8 de outubro, às 10h00, na Sala Gótica dos Paços do Concelho. Esta exposição convida a comunidade a refletir sobre a saúde mental através da arte e da expressão criativa.
·         Peça de teatro “Vidas à Margem da Mente” – A apresentação será no dia 9 de outubro, pelas 21h30, no Teatro Gil Vicente, dinamizada por utentes e profissionais do ISJD Barcelos, trazendo para o palco histórias e experiências ligadas à saúde mental.
·        Peddy Papper – Ação Antiestigma – nos dias 14, 21 e 28 de outubro, pelas 10h00, na Casa de Saúde S. João de Deus, Barcelos, promovendo a participação intergeracional e em equipa, num formato lúdico e educativo pelas ruas da cidade. Esta iniciativa envolverá as crianças do 1º ciclo do agrupamento de escolas de Barcelos, num total de 200 crianças.
Luís Daniel Fernandes, diretor do ISJD Barcelos, sublinha que “a saúde mental é uma responsabilidade coletiva e só através do envolvimento de toda a comunidade é possível reduzir barreiras e preconceitos. Estas iniciativas são fundamentais porque criam momentos de encontro, de partilha e de reflexão, mostrando que a saúde mental nos diz respeito a todos”, sublinha Luís Daniel Fernandes, Diretor do ISJD Barcelos.
No mês da Saúde Mental, é ainda importante destacar dois projetos estruturantes de apoio à comunidade desenvolvidos pelo ISJD, ao logo de todo o ano: o CuiDando e o ProCuidador.
Criado em 2010, o CuiDando é uma resposta domiciliária em saúde mental que promove a estabilidade clínica de pessoas com doença mental, apoiando a redefinição de projetos de vida independentes e significativos. A equipa multidisciplinar trabalha em estreita articulação com os serviços locais de saúde mental e com a comunidade. Desde julho deste ano, o CuiDando integra a Rede Nacional de Cuidados Continuados em Saúde Mental, estendendo a sua intervenção de Barcelos a Esposende. Ao longo dos anos, já acompanhou mais de duzentas pessoas, tendo sido distinguido como Boa Prática em Saúde Mental pela União Europeia.
O ProCuidador é também uma iniciativa do ISJD – Barcelos em parceria com a Associação Nacional AVC, que visa capacitar cuidadores informais de pessoas com demências, doença mental e doenças cerebrovasculares. A sua nova versão, ProCuidador 2.0, dá continuidade ao trabalho iniciado entre 2021 e 2022 e é financiada pelo Fundo Social Europeu Portugal 2030, contando com a Câmara Municipal de Barcelos como investidor social.