Empresária de Barcelos absolvida dos crimes de associação criminosa, sequestro e roubo

Uma empresária de 54 anos do setor têxtil, natural de Barcelos, a sua filha e um funcionário foram absolvidos, na tarde de ontem, pelo Tribunal Judicial da Comarca de Braga. O coletivo de juízes decidiu ilibar os arguidos das acusações de associação criminosa, sequestro e roubo que lhes eram imputadas. A sentença determinou a absolvição de cada um da prática, em coautoria e sob a forma consumada, do crime de associação criminosa.
Os factos remontam à noite de 23 de fevereiro de 2022, quando quatro homens encapuzados e munidos de luvas, armas de fogo e um pé-de-cabra invadiram a residência das vítimas após saltarem o muro. Já no interior, os assaltantes dividiram-se pelos três quartos da habitação. Dois dos indivíduos irromperam pelo quarto do casal proprietário e, surpreendendo-os enquanto dormiam, agrediram-nos com murros e bofetadas na zona da cabeça, rosto e tronco. O assalto terá resultado no roubo de cerca de 59 mil euros.
A tese da acusação, agora refutada pelo tribunal, sustentava que a empresária têxtil teria encomendado o crime, contactando uma outra mulher (também arguida) para chegar a um homem com antecedentes criminais por roubo armado. Este teria, por sua vez, recrutado outros três cúmplices para a execução do assalto.