“Gentes da Minha Terra”, reuniu mais de 150 idosos na festa de S. João
No passado dia 23 de junho de 2026, realizou-se a Festa de São João, promovida no âmbito do projeto “Gentes da Minha Terra”, reunindo mais de 150 idosos, voluntários e idosos em situação de isolamento num dia marcado pela animação, convívio e celebração das tradições populares.
A iniciativa teve início com a celebração da Missa em honra de São João, seguindo-se um almoço-convívio onde não faltaram as tradicionais sardinhas e o caldo verde, proporcionando momentos de partilha e confraternização entre todos os participantes.
Durante a tarde, no pavilhão da Escola EB 2,3 de Manhente, decorreu uma mega aula de ginástica sénior, seguida do animado desfile de marchas populares, no qual cada organização participante apresentou a sua marcha, enchendo o espaço de cor, música e alegria.
Na Festa de S. João participou a Associação Social de Pereira, a Associação Humanitária, de Rio Covo Santa Eugénia, a Associação Perelhal Solidário e os idosos de Manhente que desfilaram as suas marchas, preparadas com muita dedicação.
Esta iniciativa integrou o projeto “Gentes da Minha Terra”, financiado pela Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI, reunindo idosos em situação de isolamento social, população sénior e jovens voluntários, promovendo o encontro entre gerações, o combate ao isolamento social e a valorização das tradições locais.

