ACES reorganiza serviços nas várias Unidades de Saúde

 

 

O ACES Cávado III Barcelos/ Esposende que gere todas as unidades de saúde do concelho de Barcelos e Esposende reorganizou os serviços para fazer face à pandemia da Covid -19 provocada pelo vírus SARS-CoV-2.

Assim, a partir de segunda-feira dia 23 de Março, o edifício do Centro de Saúde de Barcelos será destinado apenas ao atendimento exclusivo a utentes com suspeita de Covid-19 e/ou com sintomatologia do foro respiratório.

Haverá, ainda, deslocação de serviços para unidades onde vão ser prestados os cuidados de saúde e serviços mínimos aos utentes deslocados, durante este período. A todos os utentes apela-se que telefonem antes para o serviço (ver contactos na tabela abaixo)

 

Trata-se duma medida que atende à emergência de saúde pública de âmbito internacional, declarada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde. São novos procedimentos que funcionam por tempo indeterminado para dar resposta “de forma responsável e proporcional a evolução das fases de propagação da pandemia”, como se pode ler no comunicado do director executivo do ACES, Fernando Ferreira.

 

“A reorganização dos serviços pretende salvaguardar a manutenção da saúde pública, na defesa dos riscos potenciais e comprovados, segundo elevados critérios científicos e sociais, e no respeito pelos direitos fundamentais dos cidadãos”, lê-se na nota.

 

Assim, a sede do Centro de Saúde atende exclusivamente utentes com sintomas respiratórios e/ou suspeita de Covid-19, os serviços da USF BarcelSaúde e a Unidade Barcelos/Alheira passam a prestar cuidados de saúde com serviços mínimos na Unidade de Santo António, no Campo 25 de Abril em Barcelos; a unidade de Esposende acolhe os utentes das unidades de saúde Esposende Norte, polo de Esposende e polo de Forjães, utentes da USF USF Farol – Polo Belinho e USF Farol – Polo Esposende, UCSP Apúlia/Fão – Polo Apúlia, UCSP Apúlia/Fão – Polo Fão e UCSP Dr. Vale Lima.

 

Os utentes da USF S. Brás que necessitem de cuidados de saúde devem dirigir-se à Unidade de Saúde Alcaides de Faria, em Vila Seca; a Unidade de Martim recebe também os cuidados da USF Cávado Saúde e UCSP Sequeade/Silveiros – Polo Sequeade; a Unidade de Saúde de Viatodos acolhe também os utentes das unidades USF Calécia, UCSP Sequeade/Silveiros – polo Silveiros e por fim a Unidade da Senhora da Lapa Rua Pe. Francisco Silva Rosa em Aborim presta cuidados de saúde com serviços mínimos assegurados os utentes da UCSP Fragoso, UCSP Carapeços e a USF Lígios.

 

Esta é uma decisão que pretende evitar o contacto dos utentes sem sintomas com os que são suspeitos, evitando a propagação do vírus, assim como salvaguardar os profissionais de saúde , evitando a sua exposição à Covid 19, para que estejam disponíveis numa fase posterior da pandemia que ainda não atingiu o pico no nosso país e aí espera-se ter o maior número de profissionais de saúde disponíveis.

 

Mais uma vez, apela-se aos utentes com mais de 70 anos e com doenças crónicas, nomeadamente, diabéticos e pessoas com hipertensão, problemas cardíacos ou respiratórios, para não saírem de casa e em casa de dúvida ligarem para os serviços de saúde. Evite a circulação e os contactos sociais, fique em casa, é a recomendação que se repete.