Amigos da Montanha partilham boas práticas em ética desportiva no Seminário Internacional “Da Formação à Competição”
Os Amigos da Montanha foram convidados a participar no Seminário Internacional “Da Formação à Competição”, marcando presença na mesa redonda Boas Práticas – Projetos e Iniciativas Inovadoras, onde apresentaram o trabalho desenvolvido na área da ética desportiva, um dos pilares centrais da sua ação.
Através da exposição das iniciativas mais marcantes – como os Jogos da Ética no Red Alert, as ações de inclusão nos Jogos do Rio, a angariação de fundos para associações locais, a leitura do Juramento da Ética e a promoção contínua do Cartão Branco – foi apresentada uma visão do trabalho que os AM desenvolvem de forma transversal em todas as suas áreas de atuação.
Mereceu destaque a ligação comunitária da associação, como a integração na CPCJ de Barcelos e nos Conselhos Gerais das Escolas, além da promoção de atividades com vertente ambiental e de responsabilidade social. Foram, também, destacados os recursos didáticos criados pela associação, como o Jogo da Memória, a Roda da Ética e o Cubo Mágico da Ética, e a forma como são aplicados em eventos desportivos e ações com a comunidade.
A forma como estas ações são planeadas, documentadas e comunicadas permitiu apresentar no seminário uma visão consistente, integrada e reconhecida do trabalho desenvolvido. Esta participação evidenciou a forte ligação comunitária da Associação e o papel estruturante da comunicação na sistematização de boas práticas, na criação de ferramentas de sensibilização e na afirmação dos Amigos da Montanha como referência nacional em práticas que promovem a ética e o desporto transformado, educativo e inclusivo.