Assinado contrato para requalificação e ampliação do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) em Alvito S. Pedro
Já foi formalmente assinado o contrato de empreitada para a demolição, alteração, requalificação e ampliação do edifício destinado ao Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), localizado na Rua de S. Pedro, na União das Freguesias de Alvito (S. Pedro e S. Martinho) e Couto, no concelho de Barcelos.
O equipamento terá capacidade para 30 utentes e integra, em conjunto com o Museu Rosa Pinheiro, a segunda fase do projeto Casas da Aldeia. A assinatura do contrato contou com a presença do Centro Social do Vale do Homem e da empresa Engimov – Construções S.A., como outorgantes.
O valor da empreitada ascende a 1.241.991,55 €, acrescido de IVA, com um prazo de execução previsto de 270 dias.
Paralelamente, no âmbito do projeto Casas da Aldeia, o Centro Social do Vale do Homem encontra-se a concluir a primeira fase, correspondente à construção de raiz de uma Residência de Autonomização e Inclusão, também com capacidade para 30 utentes. Já está em desenvolvimento o projeto da terceira fase, que prevê a criação de um Lar Residencial, com capacidade para 30 utentes, consolidando o compromisso com a inclusão e o apoio social na região. As 3 fases do projeto integrarão ao total 120 utentes.
As Casas da Aldeia são residências de autonomização e inclusão que assentam na construção de residências com capacidade para 30 lugares e com uma identidade de ‘cohousing’, um modelo sustentável de habitações colaborativas. O principal objetivo é dar uma maior resposta habitacional a pessoas com deficiência ou incapacidade, mas que conseguem viver de forma autónoma, proporcionando-se assim condições para um projeto de vida mais inclusivo e autónomo.
(fotos: CSVH)