Barcelos promove 9º Encontro de Bibliotecas
O 9º Encontro de Bibliotecas vai realizar-se, nos dias 8 e 9 de Novembro, no auditório da Biblioteca Municipal e tem como público-alvo, essencialmente, bibliotecários, professores, educadores de infância, animadores socioculturais e outros profissionais do ensino.
“Leitura, Oportunidades e Desafios” são as palavras de ordem do Encontro de Bibliotecas, organizado pelo Município de Barcelos, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos e o Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende.
Víctor Pinho, bibliotecário municipal, sublinha a importância deste tipo de iniciativas para analisar e debater os problemas relacionados com a Leitura Pública e a Educação, nomeadamente a gestão da informação, leitura, oportunidades e desafios:
Victor pinho, bibliotecário municipal, a propósito do encontro de bibliotecas de Barcelos que acontece sexta feira e sábado em Barcelos.
Este ano subordinado ao tema “Bibliotecas em Linh@ – Leitura, Oportunidades e Desafios, o programa tem início às 14h00 do dia 8, com a habitual sessão de abertura presidida pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro.
Neste encontro, merecem destaque as conferências “O prazer da leitura e a educação literária”, com Cândido Oliveira Martins, “Como Educar a Geração Móvel”, com Adelina Moura e Benita Prieto, “Do escritor à Biblioteca. Como fazer leitores?”, com José Fanha e Manuela Mota Ribeiro.
O programa de sexta-feira termina com a apresentação, pelas 21h30 horas, do livro “O Beco da Liberdade”, de Álvaro Laborinho Lúcio, escritor e ex-ministro da Justiça.
No dia 9 de Novembro durante o dia realizam-se diversos workshops, com a participação de Paulo Coelho Castro, Benita Prieto, Adelina Moura e António Pires. O programa encerra às 21h30 com o recital e tributo a Eugénio de Andrade, “Nocturno a duas vozes”, com Rui Fernandes (saxofone) e Alberto Serra (selecção de poemas e voz).
O encontro proporciona a todas as pessoas ligadas à promoção do livro e da leitura uma reflexão sobre estes temas e reúne um painel de conferencistas convidados, nomeadamente escritores, professores e investigadores, representantes das várias áreas da comunidade educativa escolar (bibliotecários, professores, educadores, técnicos de biblioteca e animadores culturais, etc), procurando uma reflexão em torno de questões emergentes ligadas à importância da literacia e à sua promoção, a organização e gestão de bibliotecas e, num âmbito mais alargado, da formação dos alunos, isso mesmo refere em entrevista à jornalista Sandra Veloso Fernandes, Víctor Pinho:
Barcelos possui uma das maiores redes de bibliotecas escolares do país. São 29 estruturas na promoção dos livros e da leitura, animadas por um programa de actividades culturais desenvolvido em permanência pelo Município de Barcelos