Câmara suspende feira e mercado, com excepção da venda dos produtos alimentares

 

 

 

A Câmara Municipal de Barcelos decidiu encerrar parcial e temporariamente da Feira Semanal, a Feira Grossista e o Mercado Municipal, mantendo-se apenas as vendas de produtos alimentares.

Face à pandemia do vírus que causa a Covid 19, a autarquia de Barcelos também decidiu pelo encerramento temporário de todas as esplanadas dos estabelecimentos de restauração, bebidas de similares em todo o concelho de Barcelos; o encerramento temporário do Parque da Cidade e o cancelamento da reunião ordinária da Câmara Municipal de 20 de Março de 2020.

 

Em comunicado, a Câmara Municipal de Barcelos relembra que deliberou, em sessão extraordinária de 12 de março, encerrar ao público, por tempo indeterminado, um conjunto de equipamentos e serviços como forma de prevenção do novo Coronavírus – Covid 19, de acordo com as orientações das autoridades de saúde.

a decisão da autarquia surge face à declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde e a Situação de Alerta declarada pelo Governo português em todo o território nacional até ao dia 9 de abril; bem como a publicação do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, que estabelece medidas excepcionais e temporárias relativas à situação epidemiológica provocada pelo Covid-19, e, ainda, o conjunto de medidas adicionais determinadas pelo Governo, como o encerramento dos bares a partir das 21h00, a proibição de eventos com mais de cem pessoas, as restrições no acesso e na afectação dos espaços nos estabelecimentos comerciais e nos de restauração e de bebidas, o encerramento da fronteira com Espanha para lazer e turismo e as orientações de atendimento nos serviços públicos.

no texto lê-se que a Câmara Municipal permanece atenta ao evoluir da situação epidemiológica, às orientações das autoridades de saúde e às determinações governamentais, actuando sempre que necessário na defesa da saúde pública, revendo as medidas tomadas e implementando novas medidas.
Apela aos barcelenses para seguirem todas as orientações dos organismos e autoridades de saúde e para se recolherem nas suas habitações, saindo apenas para o estritamente necessário.
Apela, também, a que os contactos com a Câmara Municipal sejam feitos preferencialmente por telefone (253 809 600) ou por email ([email protected]), evitando o atendimento presencial no Balcão Único.