Exposição abre Semana da Igualdade e Não Discriminação em Barcelos

 

A Exposição “Igualdade em Cada Traço” está patente  no Espaço Cultura (antiga Casa do Vinho) , em Barcelos. trata-se duma mostra composta por telas que refletem a temática da igualdade e da não discriminação, criadas pelos/as clientes da resposta CACI- Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da APACI. A mostra está aberta à comunidade e resulta dum desafio lançado pelo Município de Barcelos que através do desenhou e ou pintura promova a reflexão sobre a diversidade humana e sobre os desafios que enfrentamos na construção de um caminho comum, onde a igualdade se constrói coim a participação de todos.

A igualdade de género, partilha de tarefas, igualdade salarial, deficiência, saúde mental, minorias étnicas, pessoas em situação de sem abrigo, migrantes e comunidade LGBTQIA + são temas que sustentam esta exposição cuja inauguração contou com a participação dos artistas e individualidades locais. Para o vereador da ação social António Ribeiro, a arte promove a inclusão e a semana da igualdade e não discriminação não deve ficar restrita à data que se assinala

 

 

Joana Vilas Boas da APACI – Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão evidencia a relação próxima entre arte e a inclusão

 

 

Sofia Dias e antes Natália Bogas com as suas telas e a experiência de participarem nesta exposição. Também o Nuno e o Tiago quiseram partilhar com a Rádio Barcelos as pinturas que fizeram

 

Experiências que inspiraram a exposição “Igualdade em cada traço”, patente no Espaço Cultura de Barcelos , atividade inserida na Semana da igualdade e não discriminação, promovidas pelo Município de Barcelos.

 

 

Esta quarta-feira, no Theatro Gil Vicente, o CLDS 5G (Projeto financiado pela União Europeia, Pessoas 2030) apresenta a peça “A Menina Muda”, destinada aos alunos do 2.º ciclo da Escola Básica Gonçalo Nunes. Com sessões às 10h30 e 14h30
Através da arte teatral, a peça pretende sensibilizar o público mais jovem para o respeito, a empatia e o combate a todas as formas de discriminação.
Ainda no Theatro Gil Vicente, no dia 24 será apresentada a peça “As Mais Belas Coisas do Mundo”, inspirada e adaptada a partir do conto de Valter Hugo Mãe, e representada pelos/as clientes da APACI.
Dirigida aos alunos/as do 3.º ciclo e do Ensino Secundário, esta encenação celebra o poder da diferença e a beleza da diversidade humana.

Estas iniciativas integram a estratégia municipal de promoção da igualdade de oportunidades, da inclusão e da cidadania ativa, reforçando o compromisso do Município de Barcelos com uma comunidade mais justa, solidária e respeitadora da diversidade.