Francisco Fonseca apresenta segundo romance com o título “Berlim Leste”
Francisco Fonseca é barcelense e apresenta ao público, este sábado, o seu segundo romance “Berlim Leste”.
A sessão está marcada para as 15h30, na Biblioteca Municipal de Barcelos e, numa entrevista à jornalista Sandra Veloso Fernandes, fala da obra, mas sobretudo da paixão pela escrita:
Apresentação do novo livro de Francisco Fonseca, sábado dia 25 de novembro às 15h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos. “Berlim Leste” é o nome do segundo romance do autor que é também diretor do Barcelos Popular, foi jornalista no jornal Público e professor de História.
Sábado, o evento tem entrada gratuita e a sessão contará com a apresentação por José Santos, historiador e ex-diretor do Jornal Barcelos Popular.
O AUTOR
Francisco Fonseca nasceu em Barcelos. Licenciou-se em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Cedo se dedicou ao teatro, ao jornalismo e ao ensino. No teatro, trabalhou na Companhia de Teatro de Barcelos “A Capoeira” e no “Pé de Vento”, uma companhia profissional radicada no Porto.
Nasceu para o jornalismo no Seminário Regional Barcelos Popular e foi diretor da revista “Abel Varzim Magazine”.
Regressou ao Barcelos Popular, onde é atualmente o seu diretor. Publicou pela primeira vez, em coautoria com um conjunto de poetas, “Afluentes da Liberdade” e, em 2022, o romance “Casa do Monte”. Um ano mais tarde publicou o seu livro de poesia “Vou dormir com os teus olhos”. Tem concluído um novo romance “O dia que Helena se vingou da vida”.
O LIVRO
“Berlim Leste” é o segundo romance do autor. Uma história que se faz de uma incursão, nos finais da década de 70 e primeiros anos de 80, pelo mundo socialista, e cuja trama volta sempre ao amor e à reflexão sobre a política, a diversidade cultural, aos lugares díspares do universo, principalmente ao Oriente.