Governo anuncia interrupção lectiva por 15 dias em todos os graus de ensino
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje o encerramento das escolas de todos os níveis de ensino durante 15 dias para tentar travar os contágios pelo novo coronavírus. As medidas entram em vigor esta sexta-feira, 22 de Janeiro e esta interrupção será depois compensada no futuro.
O Conselho de Ministros decidiu também: encerrar as Lojas do cidadão, mantendo-se apenas o atendimento por marcação noutros serviços públicos, também os tribunais de primeira instância vão voltar a encerrar, exceto para atos processuais urgentes.
As faltas ao trabalho dos pais será justificada (caso não estejam em teletrabalho); os pais terão apoio semelhante ao que foi dado na primeira fase do confinamento; mantêm-se abertas as escolas de acolhimento para crianças com idade igual ou inferior a 12 anos, filhos de pais que trabalham em serviços essenciais, assim como se mantém o apoio alimentar a todas as crianças que beneficiam de apoio social escolar.
São também para continuar as atividades relativas à intervenção precoce e necessidades educativas especiais e as Comissões de Protecção de Crianças e Jovens vão manter-se em funcionamento.
(foto:DR)