Nuno Reis, Provedor da Misericórdia de Barcelos, apresenta livro no IPCA
O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) recebe, no próximo dia 31 de outubro, pelas 18h00, a apresentação do livro “Parcerias Público-Sociais: o caso dos Hospitais (des)nacionalizados”, da autoria de Nuno Reis, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.
Depois das apresentações em Lisboa, Porto e Braga, a obra é agora apresentada em Barcelos, numa sessão que terá lugar na Escola Superior de Design do IPCA, na antiga Escola Gonçalo Pereira. A apresentação estará a cargo de Óscar Gaspar, economista, Presidente da União Europeia da Hospitalização Privada e antigo Secretário de Estado da Saúde.
Baseado no Doutoramento em Administração da Saúde realizado no ISCSP – Universidade de Lisboa, o livro de Nuno Reis cruza as áreas das políticas públicas e da gestão da saúde, analisando as parcerias entre o Estado e as Misericórdias na área hospitalar. A investigação revela, entre outros aspetos, que os hospitais desnacionalizados apresentam maior produtividade face à média do SNS, reforçando estas parcerias como uma opção política válida em termos de sustentabilidade e acesso aos cuidados de saúde.
No prefácio, Paulo Moita de Macedo sublinha a relevância e coragem do estudo: “Estamos ante um estudo corajoso. Que valoriza com desassombro o trabalho em rede e parcerias, sendo exigente na governança e nas metas da saúde e custos para o Estado, mas admitindo inovação, sinergias, boas práticas e gestão mais próxima. É uma tese de grande oportunidade face à necessidade da melhoria de resposta do Sistema de Saúde e, em particular, do Serviço Nacional de Saúde.”
Após as apresentações anteriores, que contaram com Pedro Passos Coelho (Lisboa), Manuel Pizarro (Porto) e António José Seguro (Braga), a sessão em Barcelos reveste-se de significado especial para o autor. Trata-se de um regresso às origens académicas, uma vez que foi precisamente na antiga Escola Gonçalo Pereira — hoje Escola Superior de Design do IPCA — que Nuno Reis iniciou o seu percurso escolar.
A apresentação é aberta ao público.