Município assina protocolo com União de Freguesias de Vila Cova e Feitos para preservação dos regadios e Mosteiro de Banho
No Dia Mundial da Água, o executivo barcelense visitou dois regadios em Vila Cova, da União de Freguesias de Vila Cova e Feitos, reabilitados ao abrigo de um projeto comparticipado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (ProDer).
Miguel Costa Gomes lembrou a importância deste recurso em escassez que é a água:
Uma mensagem aquando da visita aos dois regadios em Vila Cova que foram alvo de uma intervenção no âmbito de uma candidatura formalizada pela Junta de Agricultores do Regadio do Outeiro e do Banho que mostra a importância destas estruturas de abastecimento nas comunidades rurais. No concelho foram registados oito regadios a necessitar de intervenção, mas apenas estes dois, em Vila Cova, foram aprovados por reunirem todas as condições necessárias inerentes à candidatura.
No mesmo local, junto ao Mosteiro do Banho, em Vila Cova foi também assinado um protocolo entre o Município e a União de Freguesias de Vila Cova e Feitos, que implica uma comparticipação financeira a rondar os 5 mil euros para a preservação do Mosteiro do Banho.
Miguel Costa Gomes a propósito do protocolo que prevê uma comparticipação financeira na preservação do Mosteiro de Banho, numa primeira fase para limpeza e solidificação das ruínas e mais tarde dinamização do espaço arqueológico numa proximidade com a comunidade local.

