Museu de Olaria recebe visita dos delegados internacionais da Europeans Students Convention

 
O Museu de Olaria de Barcelos recebeu, quarta-feira, a visita dos delegados internacionais que participam,  na 50.ª edição da Europeans Students’ Convention (ESC50), o mais importante encontro político estudantil europeu, organizado pela European Students’ Union (ESU) em parceria com a FAIRe Portugal.

O evento reuniu cerca de 100 delegados de 40 países e contou com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), da Associação Académica do IPCA e do Instituto Português da Juventude.

De entre as ações agendadas, desde debates, conferências, workshops e iniciativas culturais, os delegados tiveram a oportunidade de visitar o Museu de Olaria de Barcelos, um repositório vivo da memória da olaria do concelho, onde puderam admirar as exposições e desvendar histórias fascinantes sobre as respetivas peças, assim como as tradições que elas representam.

Esta experiência proporcionou ainda uma imersão na história e cultura da olaria, promovendo uma compreensão mais profunda e uma maior valorização do património cerâmico nacional e internacional.
O tema definido nesta edição foi “Students Shaping Europe’s Future: Advocacy For Stengthening Erasmus + in the MFF 2028-2034”, sublinhando o papel da comunidade estudantil na definição de prioridades para a próxima década. A escolha de Portugal coloca assim o país no centro da discussão europeia sobre a mobilidade académica e políticas educativas.

A ESU representa quase 20 milhões de estudantes, através de 43 associações estudantis, em 40 países europeus. Atua como voz dos estudantes junto da União Europeia, Conselho da Europa, UNESCO e outras instituições internacionais.

A FAIRe Portugal é a plataforma nacional que reúne associações de estudantes portuguesas com ligação ao ensino superior. Representa os estudantes europeus a nível europeu e promove o diálogo sobre políticas educativas.