Pentágono Urbano reforça cooperação cultural e integra Viana do Castelo
A cerimónia teve lugar em Braga e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos. Estiveram, também, presentes Miguel Oliveira, vereador da Câmara Municipal de Guimarães em representação da autarquia, e Manuel Vitorino, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Os representantes autárquicos sublinharam a relevância de uma área intermunicipal forte, inovadora e coesa, que permita projetar o Minho a nível nacional e internacional através da valorização do património, da dinamização cultural e criativa, da inovação e da mobilidade sustentável.
Foi ainda renovado o Protocolo de Cooperação da Bilheteira Eletrónica em Rede e do Cartão Pentágono Cultural, que assegura:
• Fidelização de públicos através do Cartão Pentágono Cultural, um cartão anual (30€ para novas aquisições e 25€ para renovações) que garante benefícios diretos nos equipamentos culturais das cinco cidades;
• Descontos de 50% nos bilhetes para espetáculos e exposições promovidos pelas estruturas municipais e parceiros culturais;
• Vantagens adicionais como envio gratuito de agendas, newsletters informativas regulares e, em alguns casos, estacionamento gratuito ou descontos em parques de estacionamento nos dias de espetáculo.
Foi ainda apresentada a plataforma MAP – Minho Access Point, um sistema digital inovador que reúne e disponibiliza informação estruturada sobre o ecossistema da mobilidade no território do Pentágono Urbano. Através desta ferramenta será possível aceder a dados em tempo real e de forma centralizada sobre parques de estacionamento disponíveis, número de lugares livres, localização de carregadores para veículos elétricos, redes de autocarro urbano e interurbano, bem como contagens de veículos em circulação.
O objetivo passa por melhorar a experiência dos cidadãos, fornecendo informação prática para decisões de mobilidade mais rápidas e sustentáveis, mas também por apoiar empresas e entidades públicas na definição de políticas de transportes e gestão inteligente da mobilidade, contribuindo para cidades mais acessíveis, eficientes e amigas do ambiente.
