Presidente da Câmara alerta para a defesa dos valores democráticos na sessão comemorativa do 25 de Abril
O presidente da Câmara, Mário Constantino, sublinhou na Sessão Solene das Comemorações da Revolução dos Cravos, que “o legado de Abril é incontestável” e está estruturado numa “Democracia sustentada numa Constituição avançada, em eleições livres e em instituições autónomas”. Todavia, o autarca alertou que nada pode ser dado como garantido, já que vivemos, à escala global, num contexto de incertezas e perplexidades”.
No que respeita à realidade nacional e concelhia, Mário Constantino disse ser importante “refletir que razões levam a que a geração apontada como a mais preparada de sempre seja, ao mesmo tempo, a que mais se alheia da atividade política, como se a política fosse uma doença contagiosa”.
Numa palavra final, o presidente da Câmara deixou uma nota sobre o “fenómeno dos discursos do ódio”, sobretudo nas redes sociais, considerando que se trata de uma prática muito perigosa, pois fomenta o radicalismo, dá “colo” e dá palco a movimentos radicais e populistas. Constantino, sublinhando que é um “acérrimo defensor da liberdade de expressão e opinião, não deixou, contudo, de alertar que numa era que em que proliferam o boato, o rumor, o negacionismo militante e as narrativas alternativas, urge, então, sermos vigilantes e exercermos o direito de escrutínio, denunciando esses excessos, através de uma crítica fundamentada, educada, elucidativa e pedagógica”.
(fotos: Município de Barcelos)