Presidente da RECOVERY IPSS convidado e nomeado pela World Federation for Mental Health para Grupo de Trabalho junto da ONU
Miguel Durães, Presidente da Direção da RECOVERY IPSS, foi convidado e nomeado, a título individual, pela World Federation for Mental Health (WFMH) para integrar um Grupo de Trabalho junto das Nações Unidas (ONU), dedicado às políticas globais de saúde mental, direitos humanos e bem-estar psicológico.
Recorde-se que Miguel Durães exerce atualmente o cargo de Coordenador da Capital Mundial da Saúde Mental e tem um percurso profissional com experiência na área da saúde mental, inclusão social e políticas públicas integradas.
No âmbito do Grupo de Trabalho da ONU, a intervenção incide, entre outras áreas, em:
. Integração da saúde mental nas agendas globais de desenvolvimento sustentável (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS);
. Promoção da saúde mental como pilar da saúde global e dos direitos humanos;
. Contributos para políticas públicas baseadas em evidência científica;
. Saúde mental em contextos de vulnerabilidade social, crises humanitárias e exclusão;
. Articulação entre saúde mental, bem-estar psicológico e coesão social;
. Redução do estigma e da discriminação em saúde mental à escala global;
. Ligação entre saúde mental, sistemas de saúde e políticas sociais.
Fundada em 1948, no mesmo contexto histórico da criação das Nações Unidas, a World Federation for Mental Health é a maior federação mundial dedicada à saúde mental. A WFMH detém estatuto consultivo permanente junto da ONU há várias décadas e participa ativamente nos trabalhos das Nações Unidas e da Organização Mundial da Saúde (OMS), desempenhando um papel central na definição da agenda internacional da saúde mental. Representa mais de 150 países, reunindo governos, academia, organizações da sociedade civil e especialistas de referência mundial, sendo amplamente reconhecida como uma das principais entidades globais na promoção da saúde mental, dos direitos humanos, do combate ao estigma e da integração da saúde mental nas políticas públicas globais.
Em comunicado, a Recovery IPSS sustenta que “a nomeação de Miguel Durães representa um destaque institucional e internacional, reforçando a presença de Portugal, que passa a contar com um representante nos fóruns internacionais mais relevantes da ONU na área da saúde mental”.